Ensino, Pesquisa e Extensão

UFVJM inicia projeto Saúde Digital Móvel

publicado: 21/01/2022 17h53, última modificação: 21/01/2022 18h53
A ação é fruto de parceria entre UFVJM e Ministério da Saúde

O projeto Saúde Digital Móvel da UFVJM iniciará suas ações no próximo mês de fevereiro. Na primeira fase, serão realizadas reuniões com os municípios para levantamento de demandas, chamadas públicas para as coordenações e seleção das ações a serem realizadas. O projeto levará carretas equipadas para realização de exames clínicos até as comunidades. Os atendimentos médicos terão como prioridade as áreas de cardiologia, dermatologia e oftalmologia.  O projeto Saúde Digital Móvel é fruto de parceria entre o departamento de Saúde Digital do Ministério da Saúde e a UFVJM, vinculado ao programa institucional Universidade nas Comunidades sob a coordenação da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc).

De acordo com a diretora de Cultura da Proexc, Cristiane Tolentino Machado, o projeto “foi criado também para atender as demandas da curricularização da extensão. Tem como perspectiva promover o diálogo contemporâneo do conhecimento acadêmico com os conhecimentos e necessidades de cidades, bairros, distritos e coletivos populacionais tanto no espaço urbano quanto rural. Além disso, objetiva promover a capacitação de profissionais de saúde da rede municipal no uso de tecnologias digitais e emissão de laudos remotamente”, descreve.

Cristiane explica que o projeto foi contemplado com recursos do Fundo Nacional de Saúde do Ministério da Saúde. “A ação terá como eixo norteador as ações de extensão da UFVJM vinculadas ao programa Universidade nas Comunidades, que serão executadas nas localidades do território de abrangência da UFVJM em atendimento a áreas remotas do entorno no que se refere a acompanhamento de doenças crônicas e detecção precoce de patologias por meio de exames especializados, diminuindo custos e aumentando acessibilidade”.

Acesse o projeto na íntegra e outras informações sobre a ação.

O projeto de extensão Saúde Digital Móvel está registrado sob o número 202103000214 na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc)

Reitor da UFVJM, Janir Alves Soares, fala sobre o projeto Saúde Digital Móvel

Por Diretoria de Comunicação Social