Notícias

Institucional

UFVJM assina termo de compromisso para Dimensionamento da Força de Trabalho

publicado: 03/06/2022 17h28, última modificação: 03/06/2022 17h28
Documento assinado com Ministério da Economia formaliza transferência de modelo desenvolvido pela UnB

Foi assinado em 23 de maio de 2022, pelo reitor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), professor Janir Alves Soares, termo de compromisso com o Ministério da Economia, que tem por objetivo formalizar a transferência do modelo referencial de Dimensionamento da Força de Trabalho (DFT) desenvolvido pela Universidade de Brasília (UnB) para aplicação em unidades da universidade.

O modelo referencial é constituído pelo modelo Típico - baseado nas entregas, que será aplicado no dimensionamento da força de trabalho técnico-administrativa, e o modelo Atípico, que é baseado na produtividade e será aplicado no dimensionamento da força de trabalho docente. 

O processo de DFT na UFVJM inicia com a capacitação de servidores da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep). Durante a capacitação, será realizado o dimensionamento da Divisão de Cadastros da pró-reitoria. Isso possibilitará que os servidores capacitados atuem como multiplicadores do processo em toda a UFVJM. Nesse sentido, subsequentemente, será dada continuidade ao dimensionamento em uma unidade acadêmica, a Faculdade de Medicina de Diamantina, e posteriormente nos demais setores. 

A Comissão Interna de Supervisão (CIS), que vem acompanhando o processo, manifestou-se afirmando que “o DFT é uma ferramenta que permite de forma quali-quantitativa o fornecimento de indicadores de desempenho, dando maior respaldo técnico à tomada de decisões, sendo portanto um recurso estratégico para a UFVJM no que tange à gestão de pessoas, podendo trazer benefícios a curto, médio e longo prazos.” 

A Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) foi convidada pela Progep a participar da capacitação no intuito de conhecer a metodologia e sua possibilidade da aplicação no dimensionamento do trabalho dos servidores docentes. 

A capacitação teve início também no dia 23 de maio de 2022 e a Progep está empenhada na aplicação dessa ferramenta e confiante nos benefícios que esse levantamento trará para a universidade. “Será uma base sólida para novos e importantes projetos” afirma o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Wendy Balotin. 

Dimensionamento da Força de Trabalho

Segundo o coordenador-geral do Planejamento da Força de Trabalho (CGFOR/DEPRO/SGP/ME), Fernando Santana, "o projeto de Dimensionamento da Força de Trabalho (DFT) tem como objetivo desenvolver e implementar modelo referencial de gestão de dimensionamento da força de trabalho, a fim de possibilitar que os órgãos da Administração Pública Federal possam utilizar como prática contínua essa ferramenta, como base para as suas decisões estratégicas de gestão de pessoas”. 

Quanto a essas decisões estratégicas, podem ser destacadas:

  • Definir o esforço necessário para a realização de determinado trabalho, sem que sobre ou falte capacidade; 
  • Qualificar o planejamento de pessoal, oferecendo dados e análises que permitam decisões embasadas acerca da configuração do quadro;
  • Subsidiar negociações de recomposição e de movimentação da força de trabalho; 
  • Melhorar a utilização dos recursos públicos; 
  • Subsidiar a criação de uma cultura organizacional orientada para as entregas e resultados; e
  • Fornecer suporte para a implementação do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) no órgão ou entidade. 

Para alcançar esse objetivo foi firmado Termo de Execução Descentralizada (TED) entre Ministério da Economia (ME) e Fundação Universidade de Brasília (FUB/UnB), para a criação de método robusto, generalizável e automatizado. Assim, no decorrer do projeto, além do desenvolvimento de um método com embasamento científico, foi desenvolvido o Sistema de Dimensionamento de Pessoas (Sisdip), agregando valor ao projeto e trazendo ganhos de escala, uniformidade e integridade para o processo de dimensionamento. 

A partir de 2021, iniciou-se o processo de descentralização da metodologia desenvolvida pelo órgão central do Sistema de Pessoal Civil (Sipec), sendo criadas experiências-piloto para testes e validação do modelo desenvolvido pelo ME e UnB. Nesse contexto, mais de 23 órgãos e entidades contribuíram para a validação do método referencial de Dimensionamento da Força de Trabalho. 

 “O nosso objetivo é que a UFVJM também contribua com essa experiência-piloto, agregando valor para o modelo de DFT, ao mesmo tempo em que possa utilizar o DFT como prática contínua, como base para as decisões estratégicas de gestão de pessoas", finaliza o pró-reitor Wendy.

 

Por Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas