UFVJM assina plano de trabalho para integração ao Programa Enap em Rede

publicado: 15/03/2022 13h16, última modificação: 15/03/2022 13h16
Primeiro curso já está sendo ofertado; será sobre Clima Organizacional

Logomarca da Escola Nacional de Administração Pública

O reitor da UFVJM, Janir Alves Soares, assinou, no último dia 9 de março, o plano de trabalho para integração ao Programa da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em Rede. O programa é uma iniciativa da escola para oferecer eventos e cursos presenciais e remotos, de curta duração, para desenvolvimento profissional de servidores públicos, principalmente do poder executivo federal. O primeiro curso fruto da integração será sobre Clima Organizacional e já está com inscrição aberta até o próximo dia 24 de março. O curso será na modalidade remota, com carga horária de 20 horas. Faça sua inscrição.

De acordo com a Progep, a UFVJM é a 10ª universidade federal a fazer parte da iniciativa da Enap, que atende instituições e servidores públicos de todo país. “A Enap é a escola de governo do Poder Executivo federal e tem como missão transformar o Estado público brasileiro pelo conhecimento e inovação. Para isso, conta com instituições de ensino como a UFVJM para levar o desenvolvimento profissional dos servidores públicos para todos os estados brasileiros”, informa o setor.

A pró-reitoria explica que essas parcerias são firmadas com instituições variadas, como institutos e universidades federais e escolas de governo, para que essas organizações executem os cursos em suas localidades, divulgando para servidores da região. “Em contrapartida à operacionalização pelos parceiros, a Enap disponibiliza 50% das vagas para os servidores da instituição parceira, disponibiliza o material didático, o sistema para gerenciamento do processo seletivo e do curso e ainda remunera os docentes que forem ministrar os cursos”, detalha a Progep.

O setor esclarece, ainda, que “os cursos são decididos em conjunto, considerando o portfólio disponibilizado pela Enap, as informações do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP), os demais cursos que serão contratados pela universidade e os respectivos calendários”.

Segundo o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Wendy Willian Balotin, "o estabelecimento da parceria é mais uma iniciativa da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) que, por meio da nova Divisão de Desenvolvimento Profissional, irá operacionalizar o programa e selecionar os interessados no decorrer do ano”.

Conheça mais a Enap.

Saiba mais sobre o curso Clima Organizacional

Descrição: Você sabe qual é a importância da gestão do clima organizacional no trabalho e sua influência sobre boas práticas de governança? Já pensou nos desafios da gestão do clima em tempos de teletrabalho e nas novas demandas da área de gestão de pessoas devido a pandemia? Neste curso você irá discutir sobre estratégias de ação na busca pela gestão ótima do clima, analisando situações reais.

Período de inscrições: até 24 março de 2022

Carga horária: 20h