Institucional

Retorno seguro: UFVJM lança página no portal sobre retomada das atividades presenciais

publicado: 01/04/2022 17h43, última modificação: 04/04/2022 19h31
Espaço traz informações, orientações e documentos que regulamentam a volta ao trabalho presencial para todos no dia 4 de abril

peça de divulgação da página especial do Portal UFVJM

A UFVJM acaba de lançar uma página especial no portal institucional com informações, orientações e documentos que regulamentam a retomada das atividades presenciais de maneira segura na universidade. No próximo dia 4 de abril, de acordo com a Portaria nº 710/2022, publicada pela Reitoria no dia 18 de março de 2022 e alterada pela Portaria nº 839, de 1º de abril de 2022, toda a comunidade acadêmica deve retornar ao trabalho presencial, sem exceção. Parte da comunidade já está trabalhando presencialmente desde outubro de 2021 e, agora, a partir do atual contexto da covid-19 no país e com a proximidade do início do próximo semestre letivo a partir do dia 25 de abril para a maioria dos cursos, servidores, trabalhadores terceirizados e estagiários que se encontravam em trabalho remoto também devem voltar ao trabalho presencial.

Nesse novo espaço no portal, estão disponibilizados o Plano de Contingência da UFVJM e uma cartilha com orientações sobre como proceder em casos de sintomas ou suspeita de infecção por covid-19, protocolos para prevenção, regras para circulação em ambientes da universidade, entre outras informações sobre o assunto. A página contém, ainda, as seções “Perguntas frequentes”, para esclarecer dúvidas que ainda persistirem, e “Painel de Monitoramento”, que irá trazer os dados de monitoramento da covid-19 na UFVJM após o retorno presencial.

Também estarão disponíveis em breve links para que a comunidade acadêmica possa preencher formulários sobre: teste positivo para covid-19; contato com alguém que testou positivo; sintomas ou suspeita de contaminação; condições de comorbidades que podem agravar os sintomas da doença. O objetivo é levantar dados para o monitoramento de todos os casos pelo Comitê de Monitoramento dos Indicadores e Casos da Covid-19 e pela Diretoria de Atenção à Saúde (Dasa).

De acordo com a Portaria nº 710, para este momento de retorno foram definidos protocolos de biossegurança e tomadas diversas medidas: aquisição de equipamentos e materiais de higienização, adoção de práticas seguras e determinação da capacidade máxima de ocupação dos espaços. O documento também destaca que o contexto da pandemia da covid-19 está em constante mudança e, por essa razão, a UFVJM vai acompanhar cotidianamente o cenário e os números da doença e, de maneira célere, proceder à atualização das orientações e dos normativos.

Confira a página Retorno Seguro - retomada das atividades presenciais.

Baixe aqui um cartaz sobre medidas de segurança para ser afixado na porta da sala do seu setor.

*Alteração realizada no dia 4/4/2022 refere-se à atualização do link de acesso à nova Portaria nº 710/2022

Por Diretoria de Comunicação Social

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents