Notícias

Institucional

Relatório de Gestão 2021 é publicado pela Reitoria da UFVJM

publicado: 01/06/2022 19h47, última modificação: 01/06/2022 19h47
Comissão específica elaborou o documento, que atende determinações do TCU

 Capa do Relatório de Gestão da UFVJM 2021
Capa do Relatório de Gestão 2021 da UFVJM

A Reitoria publicou, nessa terça-feira (31/5), o Relatório de Gestão 2021, que ficará disponível para consulta na seção Auditorias no site Acesso à informação da instituição. A elaboração e publicação do documento oficial atendem a determinações legais do Tribunal de Contas da União (TCU), sob a responsabilidade da Comissão Permanente de Prestação de Contas (CPPC) da UFVJM, instituída pela Portaria n° 2074, de 23 de setembro de 2021, e formada por representantes da reitoria, de todas as pró-reitorias e de algumas diretorias e assessorias da instituição. 

De acordo com informações do TCU, o Relatório de Gestão é um documento de apresentação das contas da alta administração com os resultados alcançados na gestão dos recursos confiados à sua responsabilidade em face dos objetivos de interesse coletivo estabelecidos pelo poder público. O documento visa assegurar a transparência e a responsabilidade na administração pública, bem como dar suporte às decisões de alocação de recursos, promover a defesa do patrimônio público e, sobretudo, informar aos cidadãos, que são os usuários dos bens e serviços produzidos pela administração pública e principais provedores dos recursos para o seu funcionamento. Assim, o relatório se constitui como um dos principais instrumentos democráticos de comunicação entre governo, cidadãos e seus representantes. 

Múltiplos benefícios para a sociedade

Em relação ao documento do ano de 2021, o reitor da UFVJM, Janir Alves Soares, destaca que “com a serenidade do dever cumprido, a equipe responsável pela elaboração deste relatório tem o merecido reconhecimento pelo alto nível técnico do trabalho desenvolvido, através do qual resta demonstrado que o orçamento destinado à UFVJM foi transformado em múltiplos benefícios para a sociedade”. 

Segundo o reitor, 2021 foi um ano de importantes execuções e de novos planos, em que a reitoria manteve constantes diálogos com diversas instituições públicas e privadas, órgãos do governo do estado e federal. “Disso resultaram propostas, projetos e termos de parcerias com secretarias de governo de estado e ministérios do governo federal, a exemplo do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e, principalmente, com o Ministério da Saúde, os quais, em conjunto, somam empenhos que ultrapassaram a cifra dos R$3 milhões, sendo todos os projetos vinculados à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc)”. 

Para Janir, o documento também é uma referência que aponta caminhos para 2022. “É muito importante as comunidades acadêmica e externa saberem que 2021 também foi um ano de grandes planos para 2022 e, especialmente, para o futuro da UFVJM. Nesse sentido, peço gentilmente à comunidade acadêmica que analise os nossos relatórios de gestão para compreenderem que a UFVJM experimenta um novo ciclo evolutivo - transição para uma nova era”. 

Já o presidente da Comissão Permanente de Prestação de Contas (CPPC) da UFVJM e diretor de Governança Institucional da Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (Proplan), João Paulo dos Santos, destaca a forma pela qual o documento é construído. Segundo ele, “com as orientações e o apoio do TCU, as prestações de contas têm caminhado para o ambiente digital de forma cada vez mais transparente. Nosso próximo passo será a implementação dos Painéis da UFVJM com indicadores atualizados de maneira automatizada, possibilitando o acesso por parte da comunidade e a tomada de decisão mais acertada por parte dos gestores”. 

Conheça o Relatório de Gestão 2021 da UFVJM.

 

Por Diretoria de Comunicação Social