Notícias

Ensino, Pesquisa e Extensão

Projeto de extensão da UFVJM conquista prêmio Destaque Acadêmico da Enfermagem Mineira

publicado: 30/05/2022 15h27, última modificação: 30/05/2022 15h27
Ambulatório de Planejamento Reprodutivo: ampliação do acesso às mulheres na região do Vale do Jequitinhonha foi premiado em 1º lugar

Projeto de extensão da UFVJM conquista prêmio Destaque Acadêmico da Enfermagem Mineira.jpeg
Equipe do projeto durante premiação

O projeto de extensão Ambulatório de Planejamento Reprodutivo: ampliação do acesso às mulheres na região do Vale do Jequitinhonha, do Departamento de Enfermagem da UFVJM, conquistou destaque em premiação realizada pelo Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren-MG). A ação conquistou o primeiro lugar do Prêmio Destaques Acadêmicos da Enfermagem Mineira. A premiação foi realizada durante a 23ª Semana de Enfermagem, realizada pelo Coren-MG, no último dia 20 de maio.

De acordo com a professora do departamento e uma das coordenadoras do projeto, Helisamara Mota Guedes, o projeto de extensão é estruturado no município de Diamantina (MG), e conta com um ambulatório de abordagem interdisciplinar à saúde sexual e ao planejamento reprodutivo para atender mulheres residentes na região ampliada de saúde do munícipio. “As ações são desenvolvidas na Policlínica Regional Lomelino Ramos Couto. Nesse espaço, são realizados os acolhimentos, consultas clínicas médicas e de enfermagem, educação em saúde, realização de exames e procedimentos”.

A professora destaca, também, que os atendimentos no Ambulatório Interdisciplinar de Planejamento Reprodutivo foram iniciados no ano de 2021. “Trata-se de um projeto de extensão, fruto de parceria dos cursos de Enfermagem e Medicina da UFVJM, em que são realizadas consultas clínicas voltadas para o planejamento reprodutivo e, também, para inserção do dispositivo intrauterino”, detalha.

Além da professora Helisamara, o projeto também tem como coordenadora a professora do Departamento de Enfermagem Fabiana Angélica de Paula, e como bolsistas as alunas Elaine Vieira Cordeiro e Maria Eduarda Amaral Oliveira. O ambulatório conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Diamantina, o Conselho Federal de Enfermagem, o Conselho Regional de Enfermagem, o Hospital Sofia Feldman, a Promotoria de Justiça de Diamantina e Acayaca Stones Mineradora.

 

O projeto Ambulatório de Planejamento Reprodutivo tem registro (número 2022101202230696) como atividade de extensão na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFVJM.

 

Por Diretoria de Comunicação Social