Notícias

Ensino, Pesquisa e Extensão

Projeto Colorindo Identidades realiza pintura de primeiro mural coletivo

publicado: 18/04/2022 14h34, última modificação: 20/04/2022 08h41
Pintura traz elementos da identidade local, da natureza e do patrimônio material e imaterial em Milho Verde

Pintura de primeiro mural coletivo  realizado pelo Projeto Colorindo Identidades - UFVJM - 1.jpeg
Foto: Luciana Piazzarollo Moreno

O projeto de extensão e cultura Colorindo Identidades da UFVJM realizou a pintura do primeiro mural coletivo, em parceria com o subprojeto Educação do Campo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid/UFVJM), a Escola Estadual Professor Leopoldo Pereira de Milho Verde (Serro-MG) e a Superintendência Regional de Ensino Diamantina. A pintura foi finalizada no último dia 8 de abril, por estudantes, bolsistas, professores e artistas no muro da escola.

O mural criado representa uma bordadeira que finaliza uma colcha de retalhos com elementos da identidade local, da natureza e do patrimônio material e imaterial. Nas pinturas podem ser vistos “um garimpeiro, a cachoeira, os tambores, máscaras da Folia de Reis, um caboclinho, a igreja do Rosário, uma mulher carregando lenha, o sol e a lua, uma seriema e um homem no seu cavalo, que são elementos que compõem os retalhos da colcha da identidade e da memória de Milho Verde”, descreve a coordenadora do projeto, a professora do curso de Licenciatura em Educação do Campo, Ofélia Ortega Fraile.

Pintura de primeiro mural coletivo  realizado pelo Projeto Colorindo Identidades - UFVJM - 3.jpeg Pintura de primeiro mural coletivo  realizado pelo Projeto Colorindo Identidades - UFVJM - 2.jpeg
Foto: Luciana Piazzarollo Moreno

De acordo com a coordenadora, o projeto propõe a pintura de murais coletivos em comunidades do Vale do Jequitinhonha, construindo articulações entre universidade e sociedade. “O projeto constrói parcerias com escolas, associações, secretarias municipais e outros atores sociais para a realização de murais coletivos. O processo envolve oficinas sobre arte urbana e pública, o desenvolvimento de desenhos para a proposta coletiva, a orientação e organização do trabalho criativo e a pintura do muro com acabamentos”, descreve Ofélia. 

Para a bolsista do projeto, Ângela Gomes Freire, “o sentido do projeto Colorindo Identidades está no semear através da linguagem artística, cores, linhas, formas de contornos de vidas, cheias de memórias que atestam a nossa cultura popular. Ao mesmo tempo alerta para a construção de pontes e ações entre os saberes de matrizes indígenas, afrodescendentes e populares com a produção do conhecimento científico”. 

Conheça os responsáveis pela ação:

Coordenadora: Prof.ª Ofelia Ortega Fraile

Vice-coordenador e artista plástico: Ricardo Keferaus

Bolsista: Ângela Gomes Freire

Professora da escola e supervisora do Pibid Educação do Campo: Luciana Piazzarollo Moreno

Diretor da Escola Estadual Professor Leopoldo Pereira: Maycon de Souza Ferreira

Superintendente Regional de Ensino de Diamantina: Leonardo Soares

Coordenadora Institucional do Pibid/UFVJM: Simone Santos 

Estudantes do segundo ano da Escola Estadual Professor Leopoldo Pereira

Estudantes bolsistas do Pibid Educação do Campo

 

O Projeto Colorindo Identidades foi aprovado no edital Procarte da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFVJM (registro número 20221022022295221), e faz parte do Programa de Extensão Encontro de Saberes.

 

Por Diretoria de Comunicação Social