Progep avança com implementação da política de gestão por competência

publicado: 23/11/2022 15h55, última modificação: 23/11/2022 15h55
Redistribuição das funções gratificadas atenderá critérios técnicos

Com o objetivo de fortalecer a política de pessoal técnico-administrativo da UFVJM, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) tem investido na gestão por competências e na formação de líderes, ou seja, em preparar e, sobretudo, valorizar pessoas com alto nível de formação e capacitação para coordenar, supervisionar e administrar os mais diferentes setores da universidade.

Em reconhecimento à importância dessa política para a UFVJM, a Reitoria realizou recentes alterações na distribuição das funções gratificas FG1, FG2 e FG3. Atualmente, tem-se um quantitativo de 55 FG1, 30 FG2 e 19 FG3. É sabido que o pessoal técnico-administrativo desempenha as funções em regime de dedicação exclusiva ao setor do serviço, o que requer conhecimento técnico e cientifico, organização da equipe de trabalho, uma contínua busca do melhor atendimento ao usuário com o compromisso de entrega de soluções com alta qualidade.

“Nesse mote, a Reitoria entende a premente necessidade desse investimento na capacitação e na qualificação de pessoas para atender demandas essenciais da instituição e avançar com melhorias dos nossos indicadores de desempenho”, salienta o reitor Janir Alves Soares.

Nessa lógica de raciocínio, buscou-se também justificar a designação das FG3 somente para os cargos de chefia de departamento, conforme consta no OFÍCIO Nº 417/2022/SECRETARIA/REITORIA - 23086.016905/2022-18.

“Nesse sentido, doravante, os servidores técnico-administrativos no exercício de cargos de chefia, assistência, coordenadoria e outros receberão a gratificação FG1 ou FG2 em função do nível de complexidade e de especificidade do setor onde atuam”, frisa o reitor.

“No cumprimento dessa meta, a Progep vem investindo em cursos executivos para os atuais e futuros ocupantes de cargos de confiança, bem como estabelecendo critérios técnicos para a seleção de servidores com melhor perfil profissional para as posições de liderança da universidade, em um processo conduzido de forma criteriosa e transparente", conclui o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Wendy Willian Balotin.

Por Reitoria