Notícias

Ensino, Pesquisa e Extensão

Professores da UFVJM lançam livro sobre experiências de profissionais da saúde no enfrentamento à covid-19

publicado: 04/02/2022 16h28, última modificação: 04/02/2022 17h28
A obra é vinculada às atividades do Núcleo de Pesquisa, Estudos e Extensão em Saúde Coletiva (NUPEESC) da UFVJM

Capa do livro Na Linha de Frente: as experiências de profissionais da saúde no enfrentamento da pandemia da Covid-19
Capa do livro Na Linha de Frente: as experiências de profissionais da saúde no enfrentamento da pandemia de Covid-19

Os professores da UFVJM Ana Paula Hemmi, da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, e Diogo Neves Pereira, da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades, são os autores do livro Na Linha de Frente: as experiências de profissionais da saúde no enfrentamento da pandemia de Covid-19, que será lançado durante evento no próximo dia 26 de abril. Publicado pela editora Telha, o livro é vinculado às atividades do Núcleo de Pesquisa, Estudos e Extensão em Saúde Coletiva (NUPEESC) da UFVJM.

A obra traz dez entrevistas realizadas com profissionais do campo da saúde abordando os efeitos da pandemia em suas vidas cotidianas e já está disponível para pré-venda. E, de acordo com professor Diogo, o principal objetivo da obra é abordar os efeitos da pandemia da Covid-19 nas vidas cotidianas de profissionais da saúde de Diamantina e região. “Esperamos que o livro seja, entre tantas outras, uma forma de mantermos a memória deste difícil momento vivido por profissionais da saúde”, destaca.

Em sua descrição, o livro apresenta que a meta foi abordar menos aspectos relacionados à pandemia em si (vírus, doença, dados de mortalidade etc.) e registrar mais os relatos das pessoas entrevistadas sobre suas vidas. “Registrar, ouvir e conversar sobre os sentimentos e pensamentos desses profissionais se fez uma forma de colaborar, ainda que pouco, com o trabalho que realizavam na linha de frente da execução ou da gestão dos serviços de saúde. Ao longo do livro é perceptível que os temas abordados nas entrevistas não aparecem da mesma forma ou na mesma sequência. Cada entrevistado pôde trazer relatos conforme sua vida, suas percepções, seus desejos, suas trajetórias, suas experiências e suas posições”, apresenta a descrição da obra.

Saiba mais sobre a publicação no site da editora e acompanhe detalhes sobre o evento de lançamento no perfil @nupeesc no Instagram.

 

Por Diretoria de Comunicação Social