Ensino, Pesquisa e Extensão

Pós-graduanda da UFVJM vence Prêmio Nacional de Espeleologia

publicado: 09/03/2022 13h05, última modificação: 09/03/2022 13h05
Aluna cursa mestrado no Programa de Pós-Graduação em Geologia (PPGGeo)

Logo do 1º Prêmio Nacional de Espeleologia Michel Le-Bret

O artigo Caracterização Espeleológica e sedimentar de uma caverna do maciço quartzítico Serra São José, Minas Gerais, da mestranda Liliane de Jesus Brandão, Programa de Pós-Graduação em Geologia (PPGGeo) da UFVJM, venceu o 1º Prêmio Nacional de Espeleologia Michel Le-Bret. A premiação é promovida pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação das Cavernas (Cecav), pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), pela Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE), na categoria Seção Acadêmica Pós-Graduação. Liliane é orientada pelo professor Alexandre Christófaro Silva (UFVJM), coautor do trabalho.

A premiação é de R$10 mil e será entregue no 36º Congresso Brasileiro de Espeleologia (CBE), em abril de 2022. O trabalho também será publicado na Revista Brasileira de Espeleologia. O artigo conta com outros coautores: o doutorando da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Rafael Costa Cardoso; o geógrafo Roberto Franco (Prados Vertical Speleo); o pós-doutorando Diego Tassinari (PPGPV/UFVJM); a doutoranda Camila Rodrigues Costa (PPGPV/UFVJM), e o professor da UFLA Rodrigo Lopes Ferreira.

Saiba mais sobre o prêmio.

Resumo do trabalho

As cavernas são consideradas “armadilhas” naturais de sedimentos e outros materiais externos que normalmente são transportados e depositados em seu interior, podendo ser acumulados em um ambiente relativamente estável por muitos anos, proporcionando condições adequadas para estudos sedimentológicos e paleoambientais. Estudos sobre a estratigrafia e cronologia de sedimentos presentes em cavernas quartzíticas são escassos e podem contribuir para a reconstituição paleoambiental. Este estudo teve como objetivos mapear a Caverna do Galo, situada no reverso do maciço quartzítico Serra São José (MG) e caracterizar física, química e cronologicamente um pacote de sedimentos de seu interior. A caverna foi mapeada e o pacote de sedimentos com 2,5 m de comprimento, 0,47 m de altura e 0,5 m de espessura foi descrito e amostrado in situ, com base em atributos morfológicos (textura e cor de suas camadas).

Foram coletadas 17 amostras, caracterizadas por meio de análises granulométrica, geoquímica e do teor de carbono orgânico. Destas, três amostras foram selecionadas, em função da posição no pacote (base, centro e topo) e do teor de carbono orgânico, para datações radiocarbônicas. Os resultados foram utilizados na análise de componentes principais para a visualização conjunta das variáveis (resultados das análises laboratoriais) e das observações (camadas amostradas).

A Caverna do Galo foi formada pelas águas meteóricas e sua morfologia foi influenciada pelo falhamento NNW/SSE e pela diferença de dureza entre as rochas componentes (quartzito e filito). O pacote de sedimentos foi depositado preenchendo da base ao teto de uma curva convexa da lateral norte da caverna, onde o fluxo d’água encontra um obstáculo, diminuindo sua velocidade e favorecendo a sedimentação. A morfologia e as composições granulométrica e química dos sedimentos e a idade radiocarbônica variam ao longo do pacote, evidenciando oscilações na intensidade e duração de eventos de precipitação, que podem estar associados a mudanças climáticas holocênicas.

Por Diretoria de Comunicação Social