Ensino, Pesquisa e Extensão

PET Estratégias publica Manual do Calouro UFVJM

publicado: 10/05/2022 19h28, última modificação: 26/09/2022 15h10
Em formato on-line, material reúne informações úteis para o dia a dia dos estudantes

Manual do Calouro UFVJM.jpg
Capa do Manual do Calouro UFVJM

O Programa de Educação Tutorial (PET) Estratégias para Diminuir a Retenção e Evasão na UFVJM publicou, neste mês de maio, o Manual de Calouro UFVJM. A publicação reúne informações úteis para o dia a dia dos estudantes, como projetos institucionais, programas de assistência estudantil, serviços de apoio financeiro, transporte, grupos de estudo, empresa júnior, entre outras.

O material destaca, logo em seu início, em mensagem especial ao calouro, que “o Ensino Superior exige de todos que dele fazem parte uma maturidade e independência um pouco maior, que pode ser adquirida de forma mais leve a partir do momento que muitos conceitos e órgãos explicados a seguir, sejam conhecidos. Visando melhor recebê-los e acolhê-los em nossos espaços, continue lendo este manual para conhecer mais um pouquinho sobre tudo”.

Sobre o manual, a professora e tutora do PET Estratégias, Flaviana Tavares Vieira Teixeira, reflete que “para obter ao máximo a experiência acadêmica, reunimos as informações que todos os calouros e calouras precisam saber para entender o que é a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e aproveitar as oportunidades e atividades que a sua nova casa oferece”. O foco do material são os campi da UFVJM em Dimantina, mas informações gerais sobre a universidade e serviços podem contribuir, diretamente, para a vida do aluno da UFVJM de todos os campi.

O manual está disponível em versão on-line e pode ser acessado aqui.

O PET Estratégias

O Programa de Educação Tutorial - PET Estratégias para Diminuir a Retenção e a Evasão iniciou suas atividades em 2010, sendo composto por uma equipe multidisciplinar de 12 estudantes de diferentes cursos de graduação, com a tutoria da docente do curso de Engenharia Química, professora Flaviana Tavares Vieira Teixeira. O grupo, organizado a partir de formações ao nível de graduação, é orientado pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial.

Os participantes do programa, os petianos, estão envolvidos na pesquisa de temas relacionados à retenção e evasão dos cursos de graduação presenciais, divulgando os resultados à universidade e comunidade. Desenvolvem estratégias de engajamento de universitários que possuem retenção em disciplinas e baixo rendimento acadêmico, a fim de contribuir para a melhoria de resultados dos envolvidos. Com os resultados dessas pesquisas e de projetos de extensão, desenvolvem material em formato de artigos, resumos, vídeos, podcasts, que compartilham com os demais universitários e profissionais da instituição.

Para o desenvolvimento desses projetos têm como colaboradores professores e técnicos dos seguintes cursos: Ciência e Tecnologia, Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Engenharia Geológica, Engenharia de Alimentos, Fisioterapia, Enfermagem, História, Educação Física, Humanidades, Agronomia, Zootecnia, Farmácia, Nutrição, Geografia, Odontologia, Licenciatura em Educação no Campo e Turismo.

Saiba mais sobre o PET Estratégias em:

Instagram: @petestrategias.ufvjm

Site institucional do programa: site.ufvjm.edu.br/petestrategias

Por Diretoria de Comunicação Social