Notícias

Ensino, Pesquisa e Extensão

PET Estratégias para Diminuir a Retenção e Evasão lança e-book sobre aprendizado ativo no ensino remoto

publicado: 06/01/2022 17h17, última modificação: 06/01/2022 17h17
E-book Aprendizado Ativo: métodos, aplicações, relatos de experiência e adaptações ao ensino remoto traz relatos de experiência e novas práticas de ensino superior no período remoto emergencial

Capa E-book Aprendizado Ativo: métodos, aplicações, relatos de experiência e adaptações ao ensino remoto
Capa do e-book

O Programa de Educação Tutorial (PET) Estratégias para Diminuir a Retenção e Evasão lançou no final de dezembro o e-book Aprendizado Ativo: métodos, aplicações, relatos de experiência e adaptações ao ensino remoto, organizado pela petiana Carina Barbosa Borges, pelo colaborador Alesson Pires Maciel Guirra e pela tutora do programa, Flaviana Tavares Vieira Teixeira.

De acordo com Carina, “o livro é uma contribuição de vários docentes de nível superior com relatos de experiência e novas práticas no período de ensino remoto emergencial. Visa enfatizar o quão amplo são os métodos de aprendizado ativo e os inúmeros benefícios que eles podem trazer para os discentes e também aos documentos.  Apresentamos métodos próprios, alternativos e a junção de ambos, destacando a sua amplitude, aplicabilidade e já trazendo os benefícios e particularidades de cada um. Transformar o papel do professor para um orientador e fazer o aluno o maior contribuinte do seu aprendizado é o ponto chave dos novos métodos”.

A equipe organizadora do e-book é composta por Carina Barbosa Borges: petiana bolsista e aluna do curso de Enfermagem na UFVJM; Alesson Pires Maciel Guirra: Técnico Administrativo em Educação e colaborador do PET Estratégias; Flaviana Tavares Vieira Teixeira: docente do curso de Engenharia Química e tutora do programa.

“A equipe organizadora do e-book agradece imensamente a todos que participaram da elaboração do material. Cada detalhe foi de grande valia para todos nós”, finaliza Carina.

Confira a obra.

O e-book é fruto de projeto de pesquisa registrado na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) sob o nº 004/2021.

 

Por Diretoria de Comunicação Social