Notícias

Ensino, Pesquisa e Extensão

Pesquisadores da UFVJM investigam perfil epidemiológico de pessoas infectadas pelo vírus da dengue em Diamantina

publicado: 31/01/2022 10h06, última modificação: 31/01/2022 11h06
A pesquisa poderá contribuir para novas estratégias de enfrentamento da doença

A UFVJM, em colaboração com a Secretaria Municipal de Saúde de Diamantina, está desenvolvendo uma pesquisa sobre o perfil clínico de pessoas infectadas pelo vírus da dengue no município. A pesquisa tem como um dos principais objetivos alcançar um melhor manejo dos pacientes e projetar a implementação de medidas de controle e tratamento apropriadas. A pesquisa será desenvolvida sob a coordenação dos professores da Faculdade de Medicina, Campus JK, Etel Rocha Vieira e Danilo Bretas de Oliveira, e será conduzida pela doutoranda do Programa de Pós-graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas e bolsista Capes, Karine Beatriz Costa, com auxílio dos acadêmicos do curso de Medicina da UFVJM: Ana Beatriz Marques, Anísio Quinette e Victória Bodruc, e com a colaboração do pesquisador e técnico de laboratório da UFVJM, Marcelo Ottoni.

De acordo com a equipe do projeto, a pesquisa caracterizará os casos de dengue do município, coletando informações de sexo, idade, peso, altura, condições de saúde, medicamentos em uso e características clínicas observadas quando a doença foi notificada e sua progressão. As informações serão obtidas por contato telefônico (por meio de uma rápida entrevista) ou via WhatsApp (por meio do preenchimento de um formulário eletrônico) realizados pelos responsáveis pela pesquisa.

A doutoranda responsável pelo projeto, Karine Beatriz Costa, explica que é esperado, a partir dos dados obtidos na pesquisa, estabelecer uma relação entre algumas condições de saúde e o risco aumentado para complicações pela infecção pelo vírus da dengue. “Isso irá contribuir para melhor entendimento das manifestações da doença e também para o tratamento dos pacientes. Sabemos que, na condição atual, a combinação das epidemias de covid-19 e dengue pode trazer sérias consequências para as populações de risco. Assim, conhecer melhor essa população será um grande passo para reduzir a gravidade da dengue. Esperamos contar com a colaboração da população diamantinense para que esta pesquisa traga os benefícios esperados”, afirma Karine.

A equipe de pesquisadores responsáveis pelo projeto orienta à população que fique atenta e suspeite de ligações que peçam dados de CPF, RG ou qualquer outro que não seja em relação a sua saúde. Também não será enviado nenhum código via mensagem de texto para efetivar a participação.

A pesquisa está registrada sob o número 6612021 na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da UFVJM. 

Como será desenvolvida a ação

As pessoas notificadas com dengue pelo setor epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde de Diamantina serão contatadas por telefone e uma rápida entrevista (duração máxima de 5 minutos) será realizada para a obtenção de dados de saúde ou, ainda, a pessoa poderá receber o questionário da entrevista via WhatsApp.

A coleta de dados teve início no dia 27 de janeiro e vai até o dia 30 de maio de 2022. Para mais informações, envie um e-mail para costa.karine@ufvjm.edu.br ou telefone para (31) 999549701 e (38) 99732507. 

Sobre a dengue

A dengue é uma doença que afeta todas as idades, desde bebês a idosos, é transmitida pela picada de um mosquito infectado com o vírus e pode ser assintomática ou pode apresentar sintomas variados como febre baixa a alta, fortes dores de cabeça, náusea/vômito, dores nos olhos, musculares e nas articulações e erupções cutâneas. A dengue também pode progredir para a apresentação de sintomas mais graves como falta de ar, sangramento e até comprometimento de órgãos como o fígado e o coração.

Dada a inexistência de tratamento específico para a dengue, a detecção precoce e o acesso a cuidados médicos adequados reduzem as taxas de mortalidade para abaixo de 1%, segundo dados da Organização Mundial de Saúde. (Informações do projeto)

 Cartaz da pesquisa sobre o perfil clínico de pessoas infectadas pelo vírus da dengue em Diamantina-MG

Por Diretoria de Comunicação Social