Notícias

Assistência Estudantil

Ônibus da UFVJM fará trajetos de ida e volta do Campus I ao Campus JK

publicado: 27/10/2022 17h54, última modificação: 28/10/2022 10h27
Prioridade para utilização do transporte é dos estudantes que recebem benefício de assistência estudantil

A partir do dia 31 de outubro, um ônibus da UFVJM executará os trajetos de ida e volta do Campus I ao Campus JK, em Diamantina. O benefício é uma iniciativa da Reitoria, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Proace), e é regulamentado pela Portaria nº 2.012, de 8 de agosto de 2022, que institui o Programa de Sistema Integrado de Transporte Interespaços da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (INTERTRANSPOR-UFVJM).

De acordo com a portaria, será seguindo prioridade definida pelo Artigo 5º:

I - estudantes contemplados com o benefício da Moradia Estudantil Universitária;

II  - estudantes contemplados com os demais benefícios do Programa de Assistência Estudantil (PAE);

III - demais estudantes da graduação presencial da UFVJM, com matrícula ativa.

Parágrafo Primeiro: A ordem de prioridades deve ser rigorosamente cumprida, sendo estritamente o disposto nos incisos I, II e III, ou seja, serão atendidos como primeira prioridade os estudantes contemplados com o benefício da Moradia Estudantil Universitária.

Parágrafo Segundo: Havendo vagas disponíveis no veículo após a entrada dos mesmos, essas poderão ser ocupadas pelos discentes contemplados com os demais benefícios do PAE.

Parágrafo Terceiro: Ainda existindo vagas ociosas, como última prioridade essas vagas serão ocupadas pelos demais estudantes da graduação presencial da UFVJM, com matrícula ativa.

A equipe da Proace repassa aos interessados outras informações importantes sobre o transporte:

- Os discentes da moradia deverão chegar dez minutos antes da partida do ônibus, para que seja possível a ocupação das vagas ociosas, quando houver, conforme detalhado no art. 5º, e para que não haja atrasos nos horários dos trajetos;

- O percurso será efetuado exclusivamente entre a Portaria do Campus I e a garagem do Campus JK. Havendo vagas disponíveis no trajeto de subida do Campus I ao Campus JK, o ônibus passará também na Moradia Estudantil Universitária. O trajeto de descida será direto do Campus JK ao Campus I, haja vista que já temos outro ônibus da UFVJM exclusivo com destino do Campus JK à Moradia Estudantil Universitária.

- Para embarcar, será necessária a apresentação de documento de identificação oficial com foto e Carteira Estudantil Digital, emitida pelo e-Campus. O documento deverá obrigatoriamente ser apresentado para utilização do Intertranspor-UFVJM, que faz o transporte gratuito dos estudantes.

Para geração da carteira, basta o estudante acessar o e-Campus, anexar uma foto atual e legível do rosto e clicar na aba verde “Carteira Estudantil Digital”.

A Proace esclarece que não será permitida a entrada no ônibus sem a carteira estudantil. Nesse sentido, aconselha que os alunos baixem e salvem o documento em PDF, mantendo-o em local de fácil acesso para apresentação toda vez que utilizar o transporte gratuito.

A equipe da Proace explica também que a Carteira Estudantil Digital possui cores diferentes para cada categoria, em consonância com os requisitos de prioridade definidos pelo artigo 5º da Portaria nº 2.012, de 8 de agosto de 2022.

Horários sujeitos a alteração, com prévia publicação no portal.

 

Por Diretoria de Comunicação Social