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Nova regulamentação define retorno presencial na UFVJM

publicado: 23/03/2022 17h13, última modificação: 30/03/2022 12h54
Portaria nº 710 estabelece retorno de servidores, estagiários e terceirizados para 4 de abril

Peça gráfica de divulgação sobre o retorno presencial para servidores, estagiários e trabalhadores terceirizados da UFVJM

Na última sexta-feira, foi assinada a Portaria nº 710, de 18 de março de 2022, que estabelece diretrizes para o retorno presencial de todos os servidores docentes e técnico-administrativos, estagiários e trabalhadores terceirizados da UFVJM. Programado para o dia 4 de abril de 2022, o retorno foi estabelecido a partir do atual contexto da Covid-19 no país, considerando a expectativa de retorno presencial das aulas na universidade em 25 de abril e a queda dos números de casos e mortes causados pelo novo coronavírus.

De acordo com o Artigo 3º da nova portaria, o retorno presencial envolverá todas as atividades essenciais da UFVJM, sendo consideradas atividades essenciais, conforme o parágrafo único, além daquelas apontadas no Decreto nº 10.282, de 20 de março de 2020, o ensino, a pesquisa e a extensão, bem como o suporte operacional e técnico-administrativo para realização dessas atividades.

O documento informa ainda que os colaboradores com condições clínicas de risco para desenvolvimento de complicações que podem estar relacionadas a quadros mais graves da Covid-19 deverão preencher um formulário e que o trabalho remoto será possível apenas para aqueles que testarem positivo e para os que tiverem contato com casos confirmados. A Diretoria de Atenção à Saúde da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas irá monitorar as três situações mencionadas por meio de formulários específicos.

As chefias imediatas serão responsáveis pelo planejamento, organização, execução e controle do retorno das atividades dos colaboradores sob sua responsabilidade, seguindo as orientações da Portaria 710 e do Plano de Contingência da Comissão Permanente de Biossegurança (CPBio), no que couber. 

Durante as próximas duas semanas, a Reitoria da UFVJM espera organizar as informações de retorno no Portal Institucional, com a inclusão dos formulários e das informações gerais para melhor comunicação e entendimento de todos. 

Como o contexto da pandemia está em constante mudança, serão acompanhados cotidianamente o cenário e os números da Covid-19, para que as orientações e os normativos, inclusive a portaria de retorno presencial, possam ser atualizados de maneira rápida e visando à segurança dos envolvidos. 

Sobre o retorno presencial dos estudantes e a obrigatoriedade da comprovação vacinal no âmbito da UFVJM, a Reitoria ressalta que o assunto será devidamente discutido e regulamentado no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), mas que o corpo profissional da universidade deverá preparar-se para a recepção de todos. 

Nesse processo de organização do retorno presencial, a Reitoria da UFVJM abre espaço, por meio de formulário próprio, para que servidores docentes e técnico-administrativos, estagiários e trabalhadores terceirizados registrem suas dúvidas

 

Por Diretoria de Comunicação Social