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UFVJM recebe selo de participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção

publicado: 30/08/2021 17h15, última modificação: 30/08/2021 17h15
Programa oferece orientações, treinamentos e modelos para implantação dos mecanismos de prevenção à corrupção

UFVJM recebe selo de participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção

A UFVJM recebeu na última sexta-feira, dia 27 de agosto, o selo de participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), proposta inovadora adotada pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), com coordenação e execução da Rede de Controle nos Estados, patrocinada pela Controladoria-Geral da União (CGU) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que tem o objetivo de reduzir os níveis de fraude e corrupção no Brasil a patamares similares aos de países desenvolvidos.

Para receber o selo, a UFVJM passou por um processo de autoavaliação com o intuito de descobrir previamente os pontos mais vulneráveis e suscetíveis a falhas. A partir desse diagnóstico, a instituição terá acesso a um plano de ação específico que apresentará sugestões e propostas adequadas às suas necessidades.

Por meio da plataforma de autosserviço on-line contínua, Sistema e-Prevenção, os gestores das organizações públicas (das três esferas de governo e dos três poderes em todos os estados da federação) terão a oportunidade de avaliar os cinco mecanismos: prevenção, detecção, investigação, correção e monitoramento. Cada um é associado a um conjunto de práticas, normativas, documentos e atividades nos níveis operacionais, favorecendo para que o gestor tenha mais convicção em suas decisões.

De acordo com o diretor de Governança Institucional da UFVJM, João Paulo dos Santos, a UFVJM não poderia ficar de fora de uma ação de âmbito nacional que tem o objetivo de prevenir a ocorrência de ilícitos na administração pública. “Esse programa oferece para a instituição uma segurança maior no combate à corrupção e ainda mais transparência no uso dos recursos públicos”, afirma o diretor.

O PNPC é uma ação contínua para prevenir o acontecimento de fraudes e corrupção na gestão pública. Segundo João Paulo, nessa etapa inicial foi realizado um diagnóstico da situação atual da UFVJM acerca dos parâmetros internacionais considerados aceitáveis. “Na sequência, receberemos sugestões de plano de ação para melhoria contínua, bem como treinamentos, metodologias e ferramentas de aprimoramento. O propósito da ação não é comparar as instituições que aderiram ao programa, mas fornecer as melhores práticas de prevenção à fraude e à corrupção”, conclui.

Confira as respostas preenchidas no sistema e-Prevenção pela equipe responsável clicando aqui e acesse o resultado do diagnóstico inicial obtido pela instituição aqui.

A equipe responsável pela implantação do PNPC na UFVJM é composta pelo reitor, prof. Janir Alves Soares; vice-reitor, prof. Marcus Henrique Canuto; pelo diretor de Governança Institucional, João Paulo dos Santos, e pela ouvidora, Carolina Santos Almeida.

Conheça no site de Governança os mecanismos de controle à corrupção realizados na UFVJM.

 

Por Diretoria de Comunicação Social