UFVJM recebe homenagem da Câmara Municipal de Unaí

publicado: 10/12/2021 11h31, última modificação: 03/11/2022 08h40
Evento consistiu no reconhecimento da qualidade do ensino ofertado pela universidade

No último dia 25 de novembro, a UFVJM foi homenageada pela Câmara Municipal de Unaí como reconhecimento da qualidade do ensino ofertado pelo Instituto de Ciências Agrárias (ICA) - Campus Unaí. A reunião solene contou com a participação do reitor da UFVJM, Janir Alves Soares; do diretor administrativo do Campus Unaí, Wesley Esdrar Santiago; do diretor do ICA, Leandro Augusto Felix Tavares; de servidores da universidade, empresários parceiros da UFVJM, personalidades e autoridades da região. A sessão foi solicitada pela vereadora Dorinha Melgaço (PSL), que entregou o diploma de mérito educacional para a UFVJM.

Reitor da UFVJM, Janir Soares, diretor do ICA, Leandro Tavares, e diretor administrativo do Campus Unaí, Wesley Santiago, recebem diploma de mérito educacional das mãos da vereadora Dorinha Melgaço
Reitor da UFVJM, Janir Soares; diretor do ICA, Leandro Tavares, e diretor administrativo do Campus Unaí, Wesley Santiago,
recebem diploma de mérito educacional das mãos da vereadora Dorinha Melgaço (Foto: Câmara Municipal de Unaí )

Durante o evento, o reitor destacou a importância da homenagem para a comunidade acadêmica do Campus Unaí. “Os servidores da UFVJM são comprometidos com a nossa missão, possuem valores e capacidade de superar desafios e colocar o nosso ensino em destaque nacional. Por oportuno enalteço os trabalhos da nossa primeira reitora, Mireile São Geraldo dos Santos Souza, a quem coube a iniciativa de criação desta universidade e que foi seguida pelo hercúleo trabalho desenvolvido pelo reitor Pedro Angelo Almeida Abreu e sucedido pelo reitor Gilciano Saraiva Nogueira. Destaco também que o momento é de união de esforços para conquistarmos melhorias, pois a atual infraestrutura do Campus Unaí destoa do cenário de uma região produtiva, de uma gente proativa e próspera. Precisamos melhorar desde o acesso ao campus, salas de aula, gabinetes dos docentes e laboratórios às condições de acolhimento dos estudantes e de trabalho do nosso pessoal técnico-administrativo. Temos muita esperança de que com os esforços das lideranças políticas da região aliados ao apoio do nosso governador Romeu Zema e do nosso presidente Jair Messias Bolsonaro poderemos finalizar as obras paralisadas e ampliarmos dos atuais 640 estudantes para um total de 2 mil estudantes, ou seja, os nossos bons resultados até então conquistados poderão ser multiplicados, se houver essa união em prol do povo de Unaí e do Noroeste do Estado”, concluiu o reitor Janir Alves Soares.

A vereadora Dorinha Melgaço ressaltou a importância do comprometimento não só dos servidores da UFVJM, mas de todas as lideranças para o desenvolvimento e sucesso da universidade. Já o diretor Wesley Santiago enfatizou o papel da UFVJM para que as pessoas da região de Unaí possam ser capacitadas, sem precisar saírem do local onde nasceram e, consequentemente, ser agentes do desenvolvimento regional. “A educação transforma pessoas e pessoas transformam o mundo. E nós acreditamos que muito em breve o Noroeste de Minas vai experimentar resultados cada vez maiores e melhores através da integração da nossa instituição com a sociedade e demais instituições da região”, disse Wesley.

O diretor do ICA, Leandro Tavares, relatou os desafios que a comunidade acadêmica tem enfrentado e salientou o compromisso dos ex-diretores do campus, dos coordenadores dos cursos, do pessoal técnico-administrativo e dos estudantes pela constante melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem. “Nesse sentido, nos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) aplicado em 2019, os nossos cursos de Zootecnia, Medicina Veterinária e Agronomia assumiram os primeiros lugares em nível nacional, ficando à frente de renomadas instituições de ensino do país”, enfatizou o professor Leandro.

Campus Unaí

As atividades da UFVJM no Campus Unaí iniciaram-se em 2014, em instalações provisórias cedidas pela Universidade de Montes Claros (Unimontes). Com a demora na conclusão das obras, somente em 2019 iniciaram-se as atividades no atual campus, sede da Fazenda Santa Paula. Mesmo funcionando em instalações reduzidas, os cursos de Medicina Veterinária e de Engenharia Agrícola Ambiental do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) obtiveram excelentes notas no Conceito Preliminar de Curso (CPC), posicionando-se entre os melhores do país – um motivo de muito orgulho para os docentes, discentes, pessoal técnico-administrativo e, principalmente, para a comunidade unaiense.

Assista aqui a íntegra da sessão solene.

E conheça mais sobre o Campus Unaí da UFVJM e seus cursos - Agronomia, Ciências Agrárias, Engenharia Agrícola e Ambiental, Medicina Veterinária e Zootecnia - aqui.

Por Reitoria