UFVJM destaca-se em ranking nacional de desempenho em custos

publicado: 20/12/2021 16h11, última modificação: 20/12/2021 16h11
Universidade conquistou 12ª posição entre universidades federais brasileiras

A gestão de custos é imprescindível para uma boa gestão e para a transparência na prestação de contas. Os órgãos devem mensurar quais foram suas entregas à sociedade e quanto custaram os insumos consumidos para alcançar seus resultados. A geração do valor público é decorrente desse processo de transformação de insumos em mão-de-obra, prestação de serviços, tecnologia da informação, material de consumo, entre outros, que os órgãos aplicaram em suas atividades e que geraram resultados para a sociedade.

Em 2021, a Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Economia elaborou o relatório “Foco em Custos” e nele apresentou um ranking de desempenho na gestão de custos de diversos órgãos no exercício de 2020. A UFVJM obteve o 12º lugar no ranking das universidades federais brasileiras. Quando comparada às universidades mineiras, destacou-se em 4º lugar, enquanto a UFMG ficou na liderança.

O relatório utilizou em sua metodologia quatro indicadores para avaliar o desempenho dos órgãos:

- Personalização: verifica o detalhamento dos centros de custos estruturados sistematicamente. A UFVJM recebeu a pontuação 2,49 em 5;

- Regularidade: calcula a existência ou não de registros contábeis que devem ser realizados mensalmente. A UFVJM foi destaque neste indicador, recebendo pontuação máxima, 2;

- Dispersão: apura se houve variação na regularidade, ou seja, além de registrar mensalmente é importante que os registros sejam feitos de forma bem distribuída ao longo do exercício. O indicador vale 1 e à UFVJM foi aplicada pontuação de 0,543;

- Economicidade: analisa a evolução dos custos durante o ano pela estimativa da tendência linear. Em outras palavras, verifica se houve aumento ou diminuição dos gastos ao longo de 12 meses. Da nota máxima 2, a UFVJM obteve a pontuação 1,642.

A nota máxima, que é a soma de todos os indicadores, é 10. A UFVJM posicionou-se com 6,676. Uma pontuação significativa quando comparada àquelas recebidas por outras instituições de ensino tradicionais no país, conforme tabela abaixo:

Ranking de Desempenho das Universidades Federais

UFVJM destaca-se em ranking nacional de desempenho em custos

Fonte: Secretaria do Tesouro Nacional (2021)

No entanto, a Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (Proplan) entende que é preciso avançar mais. Entre as ações previstas, está a dedicação de um novo servidor técnico na área contábil para criar ferramentas e aprimorar instrumentos que possam fornecer informações relevantes para a sociedade e para a tomada de decisão dos gestores da UFVJM. Uma outra ação é a implementação de um sistema estruturado para mensurar os custos, o que impactará positivamente o indicador “Personalização”, que possui o maior peso na verificação do desempenho dos órgãos.

Acesse o relatório da Secretaria do Tesouro Nacional na íntegra.

Por Reitoria