UFVJM dá início a retorno presencial gradual e seguro

publicado: 15/10/2021 19h00, última modificação: 19/01/2022 15h46
Atividades administrativas e práticas acadêmicas começam a retornar em 18 de outubro

Na próxima segunda-feira, 18 de outubro, a UFVJM começa a organizar o retorno presencial de suas atividades administrativas e de algumas aulas práticas de ensino de graduação, de maneira gradual e segura, em todos os campi.

O retorno presencial dos servidores técnico-administrativos da instituição está regulamentado pela Portaria nº 2.224, de 14 de outubro de 2021, e as diretrizes das atividades acadêmicas de forma não presencial e híbrida para os cursos de graduação são estabelecidas pela Resolução nº 23, de 6 de outubro de 2021, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). Os dois documentos foram redigidos tendo como base o Plano de Contingência Covid-19 da Comissão Permanente de Biossegurança (CPBio) da universidade, atualizado em setembro de 2021, e, no caso da portaria, utilizou-se ainda a Instrução Normativa SGP/SEDGG/ME Nº 90, de 28 de setembro de 2021.

“O processo do retorno presencial vem sendo discutido há um bom tempo na UFVJM e continua em construção e evolução, enquanto perdurar a situação da pandemia da Covid-19. Estamos em constantes diálogos para que tudo ocorra de maneira gradual e segura, com base nas instruções normativas do governo federal e nas resoluções das nossas comissões e conselhos”, comenta o reitor Janir Alves Soares.

Atividades administrativas

A UFVJM está sendo preparada para receber os servidores presencialmente, com o oferecimento dos serviços regulares de restaurante, lanchonetes, cantinas e transporte público, a partir do dia 18.

No Campus JK, em Diamantina, o restaurante funcionará de segunda a sexta-feira, das 11 às 14 horas; e a lanchonete da Praça de Serviços, de segunda a sexta-feira, das 7 às 23 horas, e aos sábados, das 7 às 12 horas. Os ônibus sairão do Largo Dom João e do Rio Grande, de hora em hora, das 6h30 às 21h30, com exceção das 10h30. Na volta, os horários também são de hora em hora, das 7 às 22 horas, exceto às 10 horas.

A lanchonete do Campus Unaí funcionará diariamente, das 7 às 18 horas, e os ônibus para o campus saem dos pontos Praça da Prefeitura, Bretas, Unimontes e PA nos seguintes horários: 6h10, 7h10, 8h05, 9h20, 10h50, 11h50, 14h, 15h, 16h10, 17h10 e 18h10. Os retornos serão logo após a chegada ao campus.

No Campus Janaúba, os horários dos ônibus serão modificados de acordo com a demanda. A princípio, as saídas serão em frente à Prefeitura Municipal, às 6h30, 9 e 13 horas. A cantina funcionará todos os dias, das 7 às 18 horas.

Em Teófilo Otoni, no Campus do Mucuri, a cantina funcionará das 7h30 às 21h30. A direção do campus aguarda retorno da Secretaria de Transportes sobre os horários de ônibus.

Atividades acadêmicas

No dia 18 de outubro, tem início o calendário acadêmico 2021/1, com término previsto para o início do mês de março de 2022. As atividades acadêmicas seguirão o modelo híbrido, com todas as aulas teóricas sendo ministradas por meio de tecnologias aprovadas para o ensino remoto e com retorno presencial para os componentes curriculares de todos os cursos de graduação que não podem ser substituídos por atividades remotas.

De acordo com a Resolução Consepe nº 23, cabe ao colegiado de cada curso definir as unidades curriculares que serão ofertadas integralmente de forma remota e aquelas que poderão ser ofertadas de forma híbrida, sendo priorizadas as que tenham carga horária prática e observadas, para cada caso, as condições do espaço físico que atenda às condições de biossegurança.

O estudante que desejar saber se terá aula prática presencial nesse semestre deverá entrar em contato com a coordenação do seu curso.

Por Diretoria de Comunicação Social

* Atualização da notícia em 19/1 é recorrente da retificação do link de acesso à Portaria nº 2.224/2021.

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents