Reitoria Informa

UFVJM comemora fim de ano com recurso suplementar superior a R$ 1 milhão

publicado: 08/01/2021 16h01, última modificação: 03/11/2022 08h40
Reitor agradece ao MEC, à parlamentar Greyce Elias e aos servidores da UFVJM envolvidos na liberação e execução do recurso

O secretário da Educação Superior, Wagner Vilas Boas, em reunião com o reitor da UFVJM, Janir Soares; o colaborador voluntário da Reitoria, Ronaldo Lopes Guimarães, e a deputada federal Greyce Elias (Foto: Gabinete Dep. Greyce Elias)

No dia 29 de dezembro de 2020, o Ministério da Educação (MEC), através do secretário de Educação Superior, Wagner Vilas Boas, liberou o montante de R$1,015 milhão para a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

A busca por esse recurso suplementar iniciou-se no dia 16 de dezembro de 2020, com a mediação da deputada federal Greyce Elias, quando o reitor esteve no MEC e salientou ao secretário Wagner a importância desse recurso para a UFVJM. O recurso da ordem de R$1,015 milhão foi autorizado e transferido para a UFVJM no dia 30/12/2020, o qual foi imediatamente empenhado nos contratos de serviços terceirizados de apoio e manutenção dos campi da UFVJM.

Foi um trabalho bem planejado no qual atuaram conjuntamente as equipes da Diretoria de Logística e da Diretoria de Orçamento, coordenadas pelos servidores Diana Elizabeth Sampaio Amariz dos Santos e Darliton Vinicios Vieira, respectivamente. A estratégia adotada permitirá dar maior eficácia na aplicação do orçamento de 2021, especialmente para atender as despesas de capital com obras emergenciais, esclarece o pró-reitor de Planejamento e Orçamento (Proplan), Antônio Carlos Zappalá.

É importante frisar à comunidade acadêmica que esses recursos descentralizados permitem planejar e aplicar com maior segurança os créditos discricionários autorizados na Lei Orçamentária Anual, normalmente liberados ao longo do exercício fiscal, cuja aplicabilidade vai ao encontro dos objetivos institucionais.

Em 2020, a professora Flaviana Dornela Verli, pró-reitora de Administração (Proad), iniciou os trabalhos com a equipe da Diretoria de Infraestrutura visando atualizar e concluir todos projetos de obras paradas, definindo a Prateleira de Projetos da UFVJM. Desses, foram selecionados, ouvindo os diretores das unidades acadêmicas, os projetos de alta prioridade, num montante da ordem de R$8 milhões. Lamentavelmente, o tempo reduzido impediu-nos do empenho dessas obras com recursos do orçamento de 2020. Dessa maneira, esse recurso suplementar de R$1,015 milhão possibilitará, mediante remanejamento do orçamento, realizar em 2021 as obras prioritárias estabelecidas em 2020, iniciando com a adequação dos ambulatórios da Faculdade de Medicina (Famed) e as reformas das Clínicas Integradas do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde (FCBS), ambos localizados no Campus I da UFVJM, ratifica o atual pró-reitor de Administração, Alcino de Oliveira Costa Neto.

Membros da equipe de gestão da reitoria: pró-reitor de Administração, Alcino Neto; reitor Janir Soares; assessora de Assuntos Estratégicos e Interinstitucionais, Flaviana Verli, e o pró-reitor de Planejamento e Orçamento, Antônio Carlos Zappalá (Foto: Proad/UFVJM)

Agradecemos aos gestores do MEC pelo apoio às nossas demandas, à deputada Greyce Elias pelo constante apoio à nossa gestão e, sobretudo, aos nossos servidores da UFVJM que trabalharam no recesso de fim de ano preparando a universidade para o ano que se inicia. A vocês, servidores da Proad e Proplan, nosso muito obrigado, finaliza o reitor Janir Soares.