Institucional

UFVJM busca ampliar intercâmbio com universidade italiana com tradição em tecnologias para viticultura e olivicultura

publicado: 22/11/2021 11h16, última modificação: 22/11/2021 11h19
Reitor e equipe são recebidos na Embaixada da Itália no Brasil

Com o objetivo de apoiar as atividades empreendedoras na região, a UFVJM tem buscado diálogos com universidades com expertise na viticultura e olivicultura, promissores potenciais econômicos para algumas regiões dos territórios de abrangência da UFVJM. Nesse sentido, o reitor Janir Alves Soares reuniu-se com o embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azzarello, e com o adido científico da Embaixada, professor Fábio Naro, no dia 11 de novembro. Participaram também o pró-reitor de Extensão e Cultura, Marcus Vinicius Carvalho Guelpeli, e o assessor especial do reitor, Bruno Luiz da Silva Gomides.

O objetivo da reunião foi estabelecer apoio técnico-científico com instituições de ensino superior italianas. Nesse primeiro momento decidiu-se por contatos com a Universidade de Urbino, na Itália. “Essa universidade foi fundada em 1671 e têm tradição em tecnologias do vinho e do azeite de oliva, o que também pode fortalecer rotas turísticas entre cidades históricas dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri e as seculares e históricas cidades italianas”, comentou o embaixador Francesco.

“A reunião foi muito produtiva e contatos estão sendo estabelecidos visando à celebração de termos de cooperação”, relata o reitor Janir Soares.

Reitor da UFVJM, Janir Soares, e o embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azzarello

(Foto: Bruno Gomides)

Pró-reitor de Extensão e Cultura, Marcus Guelpeli; embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azzarello; reitor da UFVJM, Janir Soares; e assessor especial do Reitor, Bruno Gomides

(Foto: Fábio Naro)