Notícias

Institucional

UFVJM assina Protocolo de Intenções com IFNMG - Campus Araçuaí

publicado: 28/09/2021 13h31, última modificação: 28/09/2021 14h23
Parceria prevê o atendimento à demanda de abertura de curso técnico na área de mineralogia

Os reitores prof. Janir e profa Joaquina assinam o Protocolo de Intenções.Crédito: Flaviana Verli
Os reitores prof. Janir e profa Joaquina assinam o Protocolo de Intenções (Crédito: Flaviana Verli)

No último dia 22 de setembro, o reitor da UFVJM, professor Janir Alves Soares, em visita à cidade de Araçuaí, assinou junto com a reitora do IFNMG - Campus Araçuaí, professora Joaquina Aparecida Nobre da Silva, o Protocolo de Intenções Nº 1/2021, que prevê a cooperação técnica, científica e educacional entre as instituições, visando ao desenvolvimento institucional e de atividades de ensino, pesquisa e extensão em suas respectivas regiões.

O Protocolo de Intenções tem o objetivo de empregar esforços necessários para promover e formalizar um termo de acordo específico entre a UFVJM e o IFNMG, com vistas à efetivação de projetos de ensino, pesquisa e extensão no Vale do Jequitinhonha e na região Norte de Minas - Araçuaí, bem como o desenvolvimento institucional por meio da troca de experiências e compartilhamento de espaços de pesquisa.

Segundo o reitor da UFVJM, a assinatura desse Protocolo de Intenções visa atender a uma demanda da região, especialmente dos setores de engenharia, para a abertura de curso técnico na área de mineralogia, visto que essa é uma área de grande potencial na região. A primeira ação após a assinatura do protocolo envolve o compartilhamento de professores do curso de Engenharia de Minas do Campus Janaúba da UFVJM e a infraestrutura do Laboratório de Mineração e Tratamento de Minérios do IFNMG – Campus Araçuaí.

A UFVJM irá disponibilizar professores para a oferta de disciplinas técnicas da primeira turma do curso técnico em Mineração do IFNMG - Campus Araçuaí, que, em contrapartida, disponibilizará seu Laboratório de Mineração e Tratamento de Minérios para atividades de ensino e pesquisa do recém-criado curso de Engenharia de Minas da UFVJM -Campus Janaúba.

Os reitores em visita ao Laboratório Laboratório de Mineração e Tratamento de Minérios do IFNMG.Crédito: Flaviana Verli.
Os reitores em visita ao Laboratório Laboratório de Mineração e Tratamento de Minérios do IFNMG (Crédito: Flaviana Verli)


Por Diretoria de Comunicação Social