Reitoria da UFVJM publica Relatório de Gestão 2020

publicado: 29/04/2021 18h30, última modificação: 29/04/2021 18h45
Elaborado por comissão específica, documento atende determinações do TCU e traz ações da gestão realizadas no ano passado

O Relatório de Gestão 2020 da UFVJM acaba de ser publicado pela Reitoria no portal da instituição. A elaboração e publicação do documento oficial atendem a determinações legais do Tribunal de Contas da União (TCU), como a Instrução Normativa-TCU 84/2020, Decisão Normativa-TCU 187/2020 e Acórdão 317/2021-TCU-Plenário.

De acordo com informações do TCU, trata-se de um documento de apresentação das contas da alta administração com os resultados alcançados na gestão dos recursos confiados à sua responsabilidade em face dos objetivos de interesse coletivo estabelecidos pelo poder público. Visa assegurar a transparência e a responsabilidade na administração pública, bem como dar suporte às decisões de alocação de recursos, promover a defesa do patrimônio público e, sobretudo, informar aos cidadãos, que são os usuários dos bens e serviços produzidos pela administração pública e principais provedores dos recursos para o seu funcionamento. Assim, constitui-se como um dos principais instrumentos democráticos de comunicação entre governo, cidadãos e seus representantes.

Para a elaboração do Relatório de Gestão 2020 da UFVJM, foi criada uma comissão específica, instituída pela Portaria n° 402, de 19 de fevereiro de 2021, e formada por representantes da reitoria, de todas as pró-reitorias e de algumas diretorias e assessorias da UFVJM.

“O relatório de gestão tem ainda o objetivo de permitir o acesso aos indicadores e às análises dos dados e ações da instituição pelos órgãos de controle e supervisão internos e externos, pela comunidade acadêmica e sociedade em geral”, explica o diretor de Planejamento Institucional da Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (Proplan), João Paulo dos Santos, presidente da comissão.

Para o reitor da UFVJM, professor Janir Alves Soares, a divulgação da execução orçamentária, do controle da conformidade e dos produtos decorrentes da administração da universidade, por meio do relatório de gestão, permite evidenciar a boa e regular aplicação dos recursos públicos federais, bem como a transparência de todas as ações da instituição aos cidadãos.

Projeto gráfico valoriza as mãos

Idealizado pela Diretoria de Comunicação Social (Dicom) da UFVJM, o projeto gráfico do Relatório de Gestão 2020 escolheu, para ilustrar o documento, imagens que destacam as mãos das pessoas. “Mesmo privadas de se tocarem, as mãos têm uma importância crucial neste contexto de pandemia: são constantemente higienizadas, para evitar a transmissão desse vírus mortal; realizam o diagnóstico da doença nos laboratórios; confeccionam máscaras de proteção facial; cuidam dos pacientes nos hospitais; atuam nas pesquisas de vacinas, enfim, são fundamentais na busca incessante da ciência, para salvar vidas e combater esse mal”, diz a apresentação do relatório.

O reitor Janir Soares agradece à comissão responsável pela elaboração do Relatório de Gestão 2020 pelo excelente trabalho, que envolveu muitas mãos, e também às mãos dos que participaram de forma direta e indireta dos atos executados pela gestão, durante o ano de 2020. “Somos muito gratos aos servidores públicos da UFVJM, que demonstram para a sociedade a força de trabalho dessa instituição para a nossa região, mesmo em um ano caracterizado pelas dificuldades advindas da pandemia Covid-19”, conclui o reitor.

Conheça o Relatório de Gestão 2020 da UFVJM

O Relatório de Gestão 2020 pode ser acessado no portal da UFVJM, site de Acesso à Informação/menu Auditorias/submenu Relatórios de Gestão, neste link.

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents