Professores da UFVJM publicam livro sobre inovação na educação superior

publicado: 22/04/2021 17h50, última modificação: 22/04/2021 17h49
Obra em formato de e-book foi publicada no último dia 20

Inovação na Educação Superior Brasileira: metodologias e casos. Esse é o título do livro organizado pela professora do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), da UFVJM, Poliana Mendes de Souza, que foi publicado no último dia 20 de março. A obra, no formato e-book, conta com 35 capítulos, que foram escritos por 94 autores, entre eles professores e alunos do ICT. Com 741 páginas, o livro apresenta discussões e reflexões sobre a educação superior brasileira. O acesso à obra é gratuito, e pode ser obtido aqui.

De acordo com a professora Poliana, além da sua participação como organizadora da obra, estão envolvidos no projeto os membros da UFVJM Dienes Rodrigues dos Santos, Emanuel Henrique Alves Azevedo, Flaviana Tavares Vieira Teixeira, Jônatas Franco Campos da Mata e Lucas Barbosa da Costa. Sobre a importância do livro, a professora explica que “o sistema educacional superior está em constante transformação. E ainda que tenhamos uma tendência ao tradicionalismo e repetição de formatos de ensino clássicos, existem inúmeras formas de ensinar e de aprender”.

Poliana destaca que “a pandemia nos trouxe desafios, mas também nos impulsionou a buscar alternativas para trabalhar em formato remoto, mostrando ser possível valer-nos de outras técnicas instrucionais além da professor fala, aluno ouve, e também concedendo ao discente maior liberdade para construir seu conhecimento".

Capa do livro Inovação na Educação Superior Brasileira - metodologias e casos

Resumo da obra

O sistema educacional superior mundial está em constante transformação. No contexto contemporâneo, a educação superior vem passando por enormes transformações em meio à globalização e ao advento da sociedade do conhecimento. No Brasil as atualizações ocorrem ainda de forma descompassada comparando-se com os acontecimentos mundiais, muito devido à mentalidade tradicionalista incutida no ambiente acadêmico. Ainda assim, nos últimos 60 anos é possível observar iniciativas na direção da evolução do contexto da educação. Estudos que analisaram a situação do ensino superior no Brasil e no mundo fizeram críticas e apresentaram as perspectivas para o futuro desse nível de ensino, aqui caber apontar as preocupações relacionadas com subutilização das instalações físicas demais ferramentas de ensino, perfil discente discrepante com perfil usado na concepção de projetos pedagógicos, altas taxas de evasão e de retenção, preconceito com formas alternativas de educação, passividade do estudante e ação unidirecional por parte dos professores, que centram o ensino na informação, na memorização, no conformismo e na homogeneidade, e não na crítica, na inovação e na criatividade; uso de tecnologia atrasada em comparação com a indústria. Este livro foi concebido e é resultado de um esforço coletivo para abordar questões significativas sobre inovação na educação superior brasileira. Aqui trazemos um sólido panorama da situação atual da educação superior no Brasil. A obra foi composta em três frentes: inovação na educação superior brasileira, metodologias de ensino, casos de sucesso de inovação na educação.