INSTITUCIONAL

Pró-Reitoria de Graduação planeja reestruturação administrativa e pedagógica com objetivo de melhorar qualidade do ensino na UFVJM

publicado: 27/05/2021 19h08, última modificação: 27/05/2021 19h08
A proposta integra apoio dos técnicos em assuntos educacionais, pedagogos e investimento em inovação

“A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) é responsável pela política de ensino de graduação e pela supervisão e acompanhamento dos cursos de graduação. Para a execução de sua competência legal, a Prograd possui um valioso quadro de servidores. Ao averiguar nossos indicadores de retenção, evasão e diplomação, é fácil concluir pela premente necessidade de reestruturação, no escopo de prover o devido apoio aos coordenadores dos cursos, docentes e aos discentes e de melhorar a qualidade do ensino – indubitavelmente.

Nessa perspectiva, os técnicos em assuntos educacionais (TAE) e pedagogos são extremamente importantes, essenciais para apoiar as ações pedagógicas deliberadas pelos colegiados dos cursos, pelos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) e bem como para apoiar cada professor e cada estudante perante as diversidades de situações no dia a dia do processo de ensino-aprendizagem. Não obstante, isso não tem sido realizado a contento, e consequentemente, temos perdido oportunidade de conquistar melhor desempenho acadêmico.

Em contrapartida, para atingir tal propósito, um conjunto de ações vem sendo pensadas pela equipe administrativa da Prograd. E isso vem avançando de forma dialogada, mediante prévios encontros com toda a equipe da Prograd, incluindo os técnicos Administrativos (TAs), TAEs e pedagogos atualmente lotados nessa pró-reitoria, os quais aprovam a proposta de reestruturação. Ademais, esse assunto vem sendo debatido na instância do Comitê Gestor de Governança, Integridade, Controle e Risco.

No estágio atual, as discussões evoluem para definição de uma proposta de integração de todos os TAEs e pedagogos da UFVJM em sincronia com essa nova reestruturação da Prograd. E para fins de consolidação dessa política e operacionalização, todos esses servidores serão lotados na Prograd, mas não obrigatoriamente removidos para o espaço físico da Prograd, no Campus JK. Essa etapa tem recebido importantíssima contribuição da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep).

É importante frisar que as atribuições voltadas para o ensino adquiridas em seus atuais setores serão mantidas nessa nova reestruturação, as quais serão acrescidas de outras demandas existentes na Prograd. A organização dessas equipes de trabalho está sendo analisada, inicialmente, com uma equipe de expertises da Progep - NUPLA, tendo por base o perfil de cada servidor, levando-se em conta a sua experiência profissional e capacitação adquirida. Em um segundo momento, amplo diálogo será estabelecido com cada servidor no intuito de adequá-lo às demandas. Assim poderemos melhor acolher os nossos docentes e estudantes, nessa maravilhosa profissão educadora.

A reestruturação da Prograd vem sendo executada a várias mãos, com muito zelo e empenho pela reitoria para ofertar aos nossos docentes e estudantes as condições possíveis, pois acreditamos que podemos melhorar significativamente a qualidade do nosso ensino e atingirmos indicadores de desempenho compatíveis com o nível dos educadores desta casa”, conclui o reitor Janir Alves Soares.

Por Reitoria