Odontologia inicia volta de atividades presenciais

publicado: 21/12/2021 16h08, última modificação: 21/12/2021 16h08
1ª etapa de retorno começa no dia 4 de janeiro de 2022

A coordenação do curso de Odontologia informa que, no próximo dia 4 de janeiro de 2022, iniciará a volta gradual progressiva e segura da comunidade universitária às instalações físicas:

Nesse sentido, de acordo com divulgações prévias, e conforme previsto no PPC de transição em função da pandemia da covid-19, traremos os discentes matriculados nas unidades curriculares (UCs) Clínica Integrada 6 - 2020-1, Clínica Infantil 1 – 2020-1, Pré-Clínica 1 - 2020-1, Clínica Integrada 1 2020-5 e Pré-Clínica 2 - 2020/5 e 2020-1.

A primeira etapa de retorno às atividades práticas presenciais servirá de piloto para as próximas fases.

Devido às características dos ambientes odontológicos em geral, dando ênfase aos consultórios clínicas-escola, o risco de infecção cruzada é alto entre pacientes e alunos, professores e técnicos de apoio. Os fluidos orais do paciente, saliva e gotículas de sangue atuam como potenciais fontes de contágio do vírus Sars-CoV-2, porém mediante as diretrizes aprovadas no plano de contingência retornaremos às atividades presenciais de ensino em Odontologia de forma gradual, fracionada e progressiva.

Enquanto não temos segurança sanitária, a hibridização do sistema presencial e remoto apresenta-se como um auxiliar do ensino, com o intuito de otimizar aulas, por meio de reuniões e discussões de forma on-line. A coordenação do curso tem se pautado no aprimoramento das diferentes peculiaridades e necessidades que demandam o processo de ensino-aprendizagem.

Atendimento aos pacientes

Pedimos aos pacientes que não procurem as clínicas-escola do curso para atendimento. Não haverá atendimento em guichê de forma presencial.

A clínica de emergência odontológica (plantão) não foi reativada.

Canais de atendimento:

(38)3532-6009 (WhatsApp)

E-mail: triagemodonto@ufvjm.edu.br

Serão retomados os atendimentos aos pacientes que estavam em tratamento em março de 2020. O chamamento será por telefone.

Confira o calendário da primeira etapa de retorno

Por: Coordenação do curso de Odontologia/FCBS/UFVJM