1º Colóquio do Núcleo de Estudos das Sociedades Agrárias

publicado 10/12/2021 09h41, última modificação 10/12/2021 09h41
8 a 10 de dezembro
08/12/2021 até 10/12/2021 (America/Sao_Paulo / UTC-200)
Evento on-line
Site
Visite o site do evento

1º Colóquio do Núcleo de Estudos das Sociedades Agrárias

Saco vazio não para em pé – alimentação, fome e história. Esse é o tema que está sendo discutido pelo 1º Colóquio do Núcleo de Estudos das Sociedades Agrárias (Nesa), vinculado ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Stricto Sensu em Estudos Rurais (PPGER) da UFVJM. Com programação que inclui conferências, mesa de debates e intervenção artística, o evento está sendo realizado desde o último dia 8 e tem atividades até hoje, dia 10 de dezembro. O evento é realizado em formato on-line, com transmissão pelo canal do PPGER no YouTube.

De acordo com o coordenador do Nesa, professor Marcos Lobato Martins, esse “1º Colóquio Nesa abordará temática relevante sobre a fome, em dimensão de longa duração na história das sociedades, cujos efeitos nefastos decorrem das suas imbricações com o devir das estruturas econômicas, sociais e políticas, em diferentes épocas históricas. A fome foi intensificada em muitas partes do planeta, incluindo o Brasil, em razão dos impactos da pandemia de covid-19 e combinados com a tendência global de aumento das desigualdades inter e intranacionais”.

O professor Marcos explica que as “atividades do colóquio abordarão essa temática, em perspectiva histórica, sem descurar da análise dos atuais problemas e desafios que o capitalismo e o moderno sistema agroalimentar lhe aduzem”. Já a vice-coordenadora do núcleo, Edneila Rodrigues Chaves, ressalta que o evento também tem como objetivo formalizar a divulgação institucional do Nesa.

“Trata-se do primeiro evento acadêmico do núcleo de pesquisa, com o propósito de estimular suas atividades internas ao PPGER e à UFVJM, bem como estimular o intercâmbio com outros grupos de pesquisadores sediados em universidades nacionais e internacionais, que lidam com as temáticas de interesses do Nesa”, enfatiza Edneila.

Para saber mais sobre o evento, com a programação completa clique aqui. Para os interessados em ter certificado de participação, será disponibilizada lista de presença durante a programação.