Lançamento do livro Saberes e Sabores: alimentação e saúde de comunidades tradicionais brasileiras

publicado 14/10/2021 17h55, última modificação 14/10/2021 17h55
15/10/2021 from 16h30 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
Evento on-line
Visite o site do evento

Amanhã, 15 de outubro, às 16h30, haverá o lançamento do livro Saberes e Sabores: alimentação e saúde de comunidades tradicionais brasileiras. O livro foi inspirado no projeto de extensão “Sabor e Saber: cultura e saúde do Vale do Jequitinhonha”, que trata da alimentação das comunidades e foi realizado de 2012 a 2014 em dois distritos de Diamantina: Guinda e Sopa.

O lançamento será realizado através de um encontro virtual com os autores e as organizadoras da obra, Silvia Regina Paes e Ieda Baracho dos Santos. O evento é aberto para a participação de todos os interessados no tema e pode ser acessado pelo endereço: https://meet.jit.si/Encontros.

Sobre o livro

O livro Saberes e Sabores: alimentação e saúde de comunidades tradicionais brasileiras está dividido em duas partes. Na primeira, estão os escritos sobre os projetos desenvolvidos junto com as comunidades de Guinda e Sopa, do Baú, Capivari e Jacutinga. Os artigos de Capivari e Baú foram escritos para serem apresentados no seminário de agroecologia e feminismo em Recife/PE em 2019. O artigo da comunidade de Jacutinga foi escrito a partir das memórias das mulheres que lá residem, durante o desenvolvimento do projeto “Memórias contadas, cantadas e bordadas”.

A segunda parte do livro se abre com artigos acadêmicos de professores e estudantes. O primeiro artigo é da professora Iva Pires Miranda e Larissa Malty, da Universidade Nova de Lisboa. As autoras apresentam a ecologia humana e as possibilidades de entender a relação humana com o ambiente natural. Os demais artigos são de docentes e mestres da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), que apresentam a culinária do local como atrativo gastronômico e turístico, os sabores de vinho e de folia e o cuidado com a terra, as sementes e o solo.