Notícias

Institucional

Instalada Comissão Interna de Conservação de Energia da UFVJM

publicado: 28/09/2021 14h39, última modificação: 28/09/2021 15h25
Trabalhos iniciaram esta semana com primeira reunião da comissão realizada ontem

Foi realizada ontem, dia 27 de setembro, a primeira reunião de trabalho da Comissão Interna de Conservação de Energia (Cice) da UFVJM para discutir as ações a serem cumpridas em atendimento ao Decreto nº 10.779, de 25 de agosto de 2021. De acordo com o presidente da comissão, Francisco Tiago Carvalho Silva, engenheiro eletricista lotado no Campus JK, em Diamantina, o objetivo da comissão é estabelecer medidas para a redução do consumo de energia elétrica no âmbito da administração pública federal.

“A Cice da UFVJM é composta por servidores de todos os campi e deverá elaborar relatório mensal das atividades desenvolvidas. Inicialmente, a Assessoria de Meio Ambiente da universidade fez recomendações para atendimento ao referido decreto e sugeriu algumas ações a serem realizadas ao longo do tempo para se atingir índices progressivos de recuperação e conservação do meio ambiente, que serão levadas em consideração ao longo dos trabalhos da comissão”, explica o professor.

A Comissão Interna de Conservação de Energia da UFVJM foi instalada por meio da Portaria nº 1.969, de 9 de setembro de 2021, para atendimento ao Decreto Federal nº 10.779, que estabelece medidas para a redução do consumo de energia elétrica no âmbito da administração pública federal. Assim, os órgãos e as entidades deverão buscar, em caráter permanente e sem prejuízo da adoção de outras providências, a adoção de recomendações para a redução do consumo de energia elétrica.

Segundo o presidente da Cice, é importante destacar que o decreto estipula a seguinte meta: "Art. 4º Os órgãos e as entidades deverão buscar reduzir o consumo de energia elétrica nos meses de setembro de 2021 até abril de 2022 em percentual de 10 a 20% em relação à média do consumo do mesmo mês nos anos de 2018 e 2019".

A Cice da UFVJM voltará a reunir-se no próximo dia 8, para finalizar o relatório mensal de outubro de 2021 e planejar as atividades a serem desenvolvidas no próximo mês.


Por Diretoria de Comunicação Social