Palestra “Imperialismo e herança mercantil na industrialização brasileira”

publicado 13/12/2021 15h00, última modificação 13/12/2021 15h00
16 de dezembro
16/12/2021 from 19h00 (America/Sao_Paulo / UTC-200)
Evento on-line
Visite o site do evento

Na próxima quinta (16/12), o Grupo de Estudos em Desenvolvimento Econômico Brasileiro (Gedeb/UFVJM) recebe o professor Fábio Antonio de Campos (Instituto de Economia/Unicamp) para uma palestra com o tema “Imperialismo e herança mercantil na industrialização brasileira”. O evento será realizado às 19h, e contará também com o lançamento do livro Imperialismo, Subdesenvolvimento e Território: dimensões históricas, teóricas e empíricas.

O evento tem o objetivo de fazer uma discussão sobre o processo de desindustrialização no Brasil, a partir da herança mercantil e do imperialismo, de modo a evidenciar os processos de continuidade e rupturas que marcam o caráter dependente da economia brasileira. A mediação fica por conta da professora Vanessa Follmann Jurgenfeld, do Departamento de Ciências Econômicas da UFVJM. A inscrição deve ser feita previamente na plataforma Cevibra. De acordo com os organizadores, haverá emissão de certificado aos participantes.

Acompanhe a transmissão pelo canal do Gedeb no YouTube.

De acordo com o professor Carlos Henrique Lopes Rodrigues, coordenador do Gedeb, a palestra é importante para “entender o processo de formação econômica do Brasil, a industrialização dependente, as marcas do passado colonial em nossa sociedade, as mudanças no padrão de acumulação, seus impactos na economia brasileira e a recente desindustrialização do país”.

Livro Imperialismo, Subdesenvolvimento e Território

O livro Imperialismo, Subdesenvolvimento e Território: dimensões históricas, teóricas e empíricas conta com a organização do prof. Fábio Campos, entre outros professores, e faz parte de uma coletânea dos Centros e Núcleos do Instituto de Economia da Unicamp com 6 volumes e acesso gratuito.

Entre os capítulos que compõem o livro, o capítulo intitulado “Florestan Fernandes e Celso Furtado: aspectos históricos-estruturais para a interpretação da crise contemporânea no Brasil” foi escrito pela professora Vanessa Follmann Jurgenfeld e pelo professor Carlos Henrique Lopes Rodrigues, membros do Gedeb.

Acesse gratuitamente o livro.