Notícias

Ensino, Pesquisa e Extensão

Dicom lança podcast de divulgação científica

publicado: 27/08/2021 09h00, última modificação: 27/08/2021 10h30
Conto com Ciência tem como objetivo ampliar a visibilidade do conhecimento produzido pela UFVJM

A Diretoria de Comunicação Social (Dicom) da UFVJM lança hoje (27/8) um novo produto de divulgação da ciência, o podcast Conto com Ciência. A criação tem como principal objetivo aumentar a visibilidade da produção científica da UFVJM, podendo abordar trabalhos sobre ensino, pesquisa ou extensão. O podcast terá periodicidade mensal e utilizará a contação de histórias e conversa com especialistas convidados para valorizar a cultura científica e discutir temas relevantes para a sociedade e o desenvolvimento do país. Conto com Ciência pode ser acessado pelo Portal da UFVJM e pelas principais plataformas de distribuição: Anchor, Spotify, Breaker, Amazon Music, Google Podcast, Radio Public, Pocket Casts e Castbox.fm.

De acordo com as coordenadoras do projeto, as servidoras da Dicom, Amanda Thomaz Monteiro e Marina Lindsay dos Santos, o Conto com Ciência trata a ciência de uma maneira leve e descomplicada. “Os temas de cada episódio são apresentados através de uma história, real ou fictícia, contada por meio da técnica de storytelling, que conduz o ouvinte para um mundo imaginário através de trilhas sonoras, efeitos especiais e uma narrativa bem construída. A história é arrematada com um bate-papo com convidados especialistas no assunto escolhido para o episódio”, detalham as coordenadoras.

Amanda e Marina explicam que, diante da necessidade de se divulgar cada vez mais a ciência, a Dicom concebeu o podcast para ser uma forma mais atraente de comunicar os estudos e acontecimentos que envolvem a produção do conhecimento e do saber científico. “O ambiente acadêmico tem sua linguagem científica própria, que acaba sendo complicada para o público leigo. Com isso, muitas vezes é possível observar um abismo entre o conhecimento científico produzido e a informação científica que precisa ser compartilhada entre instituições e sociedade”, destacam.

Para as coordenadoras do projeto, a intenção é trazer boas histórias e discussões nas quais a ciência cumpra um papel importante. “Alcançaremos nosso objetivo quando, de fato, percebermos que estamos contribuindo para dar visibilidade à produção científica e aumentar a cultura da divulgação da ciência dentro e fora da própria universidade. A maior parte dos investimentos em universidades públicas são recursos públicos e mostrar para a sociedade que esse dinheiro transforma-se em ciência e desenvolvimento é um dever bastante nobre e satisfatório”, finalizam as coordenadoras do Conto com Ciência.

O podcast Conto com Ciência é produzido nos estúdios da Rádio Universitária da UFVJM, e, além das servidoras Amanda e Marina, também conta com a colaboração de estagiários da diretoria.

 

Primeiro episódio

O episódio de lançamento traz o próprio tema da divulgação científica para o centro da conversa e vai tratar da importância de se comunicar a ciência num bate-papo com os convidados Flaviana Tavares Vieira (UFVJM/Campus JK), Mauro Lúcio Franco (UFVJM/Campus do Mucuri) e Vanessa Oliveira Fagundes (Fapemig e RMCC).

 

Por Diretoria de Comunicação Social