Conselho de Integração Comunitária da UFVJM pretende ampliar sua constituição e abrangência

publicado: 19/01/2021 18h06, última modificação: 19/01/2021 18h19
Mudanças no regimento interno do Consic visam aumentar parceria com a sociedade

Com aprovação por unanimidade em sua última reunião ordinária, ocorrida em 6 de novembro de 2020, o Conselho de Integração Comunitária (Consic) da UFVJM pretende ampliar a constituição de seus membros e, consequentemente, a sua abrangência, visando uma maior integração da universidade com a sociedade, especialmente nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Noroeste e Norte do estado de Minas Gerais.

De acordo com o reitor da UFVJM, professor Janir Alves Soares, membro nato e presidente do Consic, a busca de uma maior integração tem como objetivo identificar os fatores que possam promover uma crescente aproximação entre ciência, tecnologia, políticas públicas, sociedade e ambiente acadêmico e incrementar essa sinergia, por meio de inovação e parceria com os diversos segmentos da sociedade, além de compartilhar a produção acadêmica da UFVJM.

“Entendemos que essas parcerias são o caminho para transformar a realidade das regiões onde estamos inseridos e, dessa forma, atingir a missão do Consic”, explica o reitor.

O Conselho de Integração Comunitária (Consic) é um órgão de caráter consultivo que tem por objetivo prover apoio à universidade e dar subsídios de natureza crítica para promover sua integração com a sociedade.

Participação no Consic

Para promover a ampliação da constituição do Conselho e a proximidade entre a UFVJM e os 182 municípios da área de abrangência, são convidados a se apresentarem como candidatos a compor o Consic diversos segmentos da sociedade, como sindicatos, federações, confederações, associações e outros tipos de representações.

Os interessados em participar devem enviar a sua intenção para a universidade, através do e-mail , até o dia 31/1/2021, informando os seguintes dados: Segmento / Atribuição / Área de abrangência / Nome do Presidente / E-mail e telefone de contato / Estatuto e/ou regimento.

Todas as intenções passarão por uma avaliação de critérios relativos à finalidade, abrangência, objetivos, além de outras características em consonância com o regimento do Consic.

É importante destacar que a ampliação na composição será precedida por um processo de alteração do regimento interno do Consic, após aprovação pelas instâncias competentes.