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Comunicado

DTI informa sobre mudanças nas políticas do Google

publicado: 20/12/2021 18h55, última modificação: 21/12/2021 16h36
UFVJM trabalha por aquisição de licenças

Em agosto do ano de 2020, a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da UFVJM disponibilizou a versão gratuita da plataforma de colaboração e produtividade do Google (G Suite for Education) para a comunidade acadêmica. Isso foi possível através de importantes ações, entre elas a criação da conta institucional UFVJM, que permite um único login e senha para os sistemas mantidos pela DTI, além de prover integração com outros que necessitarem.

Desde o início da pandemia, o Google disponibilizou como cortesia alguns recursos da versão paga, como gravação no Meet, salas com capacidade de até 250 participantes e transmissão ao vivo com até 10 mil participantes. Porém, nos últimos meses deste ano, ocorreram mudanças comerciais na plataforma, como nomenclatura (agora Google Workspace Education Fundamental - antigo G Suite for Education); limite de salas no Meet para 100 participantes e remoção de transmissão ao vivo; encerramento do recurso de gravação a partir de 10 de janeiro de 2022; atualização da política de armazenamento, que passará para 100 TB disponível para toda instituição em julho de 2022 (atualmente já utilizamos 80 TB), novas edições comerciais, etc.

Vale destacar que as opções atuais de gestão do Google Workspace for Education não permitem limitar o armazenamento por usuário. As ferramentas administrativas de gestão possibilitam apenas visualizar o espaço de armazenamento ocupado por usuário. Contudo, temos a promessa do Google de melhores ferramentas para a gestão do armazenamento utilizado por usuário.

Em virtude dessas futuras mudanças, ocorreu grande movimento entre as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) junto à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) para levantamento de interessados em adquirir licenças da versão paga, bem como negociar diretamente com a Google no intuito de obter melhor preços.

Para debater tal situação, aconteceram reuniões entre a DTI, Vice-Reitoria, Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e Diretoria de Educação Aberta e a Distância (Dead) da UFVJM. Houve entendimento e deliberação para aquisição de licenças para a UFVJM, visto que as limitações mencionadas entrarão em vigor em breve; o grande uso das ferramentas pela comunidade devido sua fluidez e simplicidade; e a necessidade de ampliar o armazenamento, etc.

Assim, a DTI informa que está em andamento processo de contratação de tais licenças. Entretanto, corre-se o risco de não finalização do processo ainda neste ano ou a efetivação do licenciamento ser realizada somente na segunda quinzena de janeiro. Portanto, solicitamos que a comunidade acadêmica faça uso consciente, racional e institucional do espaço de armazenamento. Isso vale para todas as ferramentas da plataforma, principalmente para o Google Drive e Fotos.

Por Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI)