Notícias

Reitoria Informa

Assessoria de Meio Ambiente recolhe mais de 6 mil kg de resíduos em 2020

publicado: 29/01/2021 19h00, última modificação: 29/01/2021 19h11
Doados a duas instituições, voltaram ao ciclo produtivo resíduos como papelão, plástico, papel, metais e vidros

A Assessoria de Meio Ambiente (AMA) da UFVJM conseguiu voltar ao ciclo produtivo, por meio da coleta seletiva, mais de 6 mil kg de resíduos no ano de 2020, apesar do distanciamento social, em decorrência das medidas de controle ao avanço do coronavírus (Covid-19) e da retração de diversas atividades como um todo.

5.978 kg foram doados aos catadores da Associação dos Catadores de Diamantina (ASCAD) em Diamantina, compreendendo os seguintes resíduos: papelão, plástico, papel, papel picotado, metais e vidros. E foram doados 96,8 m³ de resíduos de papelão, plástico e papel aos catadores da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis Nova Vida (ASCANOVI) em Teófilo Otoni, Campus do Mucuri.

“Entre os esforços realizados pela AMA, em 2020, no sentido de aumentarmos a arrecadação de materiais recicláveis, destacamos a campanha O ambiente muda quando a gente ajuda, pela qual a AMA estimulava a comunidade acadêmica a trocar papéis, apostilas, cadernos em desuso por muda de suculenta. Em pouquíssimo tempo de atividade, que foi interrompida com as medidas de distanciamento social, arrecadamos um volume considerável de papéis”, de acordo com a equipe da assessoria.


Setembro/ 2020 (Foto: Maikon Aparecido Apolinário)

A AMA destaca também a parceria com a Gráfica da UFVJM no Campus JK, que por meio do projeto de extensão Papel Social tem contribuído de forma significativa para a destinação sustentável do papel. Segundo o coordenador do projeto, Lucas Moreira, "mesmo na era digital, a UFVJM ainda movimenta um volume considerável de papel, com o qual temos responsabilidade e compromisso com seu retorno ao meio ambiente de forma sustentável".

“Na coleta seletiva vivenciamos o tripé da sustentabilidade claramente, com responsabilidade social, gerando renda e respeitando o meio ambiente com o retorno ao ciclo produtivo dos materiais destinados às associações de catadores”, finaliza a AMA.