Ensino, Pesquisa e Extensão

Aplicativo Nutrigame - Seu Guia Alimentar é premiado no Festival de Jogos do 20º SBGames

publicado: 22/10/2021 17h00, última modificação: 22/10/2021 17h00
App foi vencedor da categoria Melhor Jogo por voto popular e ficou entre os cinco melhores da categoria Serious Game, escolhido por júri técnico

O aplicativo Nutrigame - Seu Guia Alimentar, desenvolvido por professoras e doutoranda da UFVJM, foi premiado no Festival de Jogos do 20º Simpósio Brasileiro de Jogos de Computador e Entretenimento Digital (SBGames). O app foi o vencedor da categoria Melhor Jogo, escolhido pelo voto popular, e ficou como um dos TOP 5 da categoria Serious Game, escolhido por júri técnico formado por professores, pesquisadores, jornalistas, membros de associações e membros da indústria de jogos digitais.

Além das premiações, a equipe do projeto submeteu o artigo "Efeitos do serious game Nutrigame - Seu Guia Alimentar no conhecimento alimentar de adolescentes: um estudo piloto qualitativo de avaliação formativa", que foi escolhido como o melhor trabalho na categoria Saúde.

O aplicativo

O Nutrigame - Seu Guia Alimentar é um jogo desenvolvido para ensinar crianças e adolescentes a fazerem escolhas alimentares com base nas recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira. O aplicativo é gratuito e está disponível para download na Google Play e na Apple Store. Assista ao vídeo explicativo do aplicativo disponível no YouTube.

O projeto foi financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e desenvolvido pelas professoras Etel Rocha-Vieira, da Faculdade de Medicina de Diamantina (Famed), coordenadora; Elizabethe Adriana Esteves, do departamento de Nutrição da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde (FCBS), vice-coordenadora; Carina de Sousa Santos, também do departamento de Nutrição da FCBS, pesquisadora; e Bruna Caroline Chaves Garcia, doutoranda do Programa de Pós-graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas (PPGMCF). Participaram também as discentes do curso de Nutrição Ludiany Aparecida Moreira de Souza, Marliane Ferreira Gomes e Bianca Silva Fernandes.

De acordo com informações da equipe do aplicativo, o financiamento do CNPq ao projeto foi imprescindível, pois sem o fomento não teria sido possível sua execução. A equipe ressalta a importância do projeto na formação de recursos humanos em nível de graduação e pós-graduação e o potencial do aplicativo como uma ferramenta de acesso gratuito, de interesse para o público infanto-juvenil e promotora de hábitos alimentares mais saudáveis.

“Nosso trabalho foi premiado em todas as categorias que concorreu no 20º SBGames. Nossa equipe agradece a todos que prestigiaram e votaram no aplicativo”, finaliza a vice-coordenadora do projeto, professora Elizabethe Esteves.

O aplicativo Nutrigame - Seu Guia Alimentar faz parte de projeto de pesquisa com registro (número 7272018) na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da UFVJM.

O Festival de Jogos do SBGames

O Festival de Jogos do SBGames é o mais tradicional concurso da produção nacional de jogos digitais e, neste ano, teve sua 20º edição. Os jogos finalistas fizeram parte de uma exibição digital realizada durante o SBGames 2021. É um dos grandes momentos do ano no qual os desenvolvedores de todo o Brasil se confraternizam em torno de seus jogos e têm seu trabalho avaliado e premiado pela comunidade.