Ensino, Pesquisa e Extensão

Alunos da UFVJM conquistam 2º lugar em concurso nacional para estudantes de Engenharia

publicado: 23/08/2021 13h12, última modificação: 23/08/2021 13h12
Realizado pelo Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), o concurso buscou pelo melhor projeto para “Edifício de múltiplos andares de uso misto”

Os alunos do curso de Engenharia Civil, do Campus do Mucuri da UFVJM, Daniel de Carvalho Gonçalves, João Vitor Pereira de Deus e Wdson Lopes Ferreira, com orientação do professor Eduardo Lourenço Pinto, conquistaram o segundo lugar em concurso nacional para estudantes de engenharia. Com o tema “Edifício de múltiplos andares de uso misto”, o concurso buscou pelo melhor projeto para concepção alternativa com estruturas de aço para edifício comercial e residencial, próximo à Avenida Paulista (SP). O concurso foi realizado pelo Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) e o resultado foi divulgado no último dia 16 de agosto.

De acordo com o professor Eduardo, o concurso contou com a participação de diversas universidades do país. “O problema enfrentado pelos alunos participantes do concurso foi conceber uma edificação (2 subsolos, nível térreo com lojas e serviços e a torre com 48 andares) empregando as estruturas mistas de aço e concreto, dimensionando seus elementos estruturais, definindo um esquema de montagem e uma estimativa de custo empregando um sistema estrutural eficiente, considerando e respeitando todos os dados fornecidos no edital”.

Os alunos do Campus do Mucuri, segundo o professor orientador, desenvolveram, em apenas quatro meses, o projeto de um edifício de múltiplos andares de uso misto (comercial e residencial), em estrutura mista de aço e concreto com 48 andares, com 150 metros de altura e as dimensões em planta de 24,0 metros x 88,0 metros. “Esse edifício encontra-se inserido numa quadra com dimensões de 120,00 m x 80,00 m, contemplando dois subsolos e o nível térreo para lojas com sobrelojas, que estendem-se por toda a quadra”, detalha Eduardo.

Imagens do projeto ganhador do segundo lugar, alunos de Engenharia Civil do Campus do Mucuri

Para o professor, o desafio proposto pelo edital é importante para a formação dos alunos, pois abrangeu a multidisciplinaridade das áreas do conhecimento que os alunos desenvolveram no curso, empregando para isso a visão crítica, a criatividade, raciocínio lógico e investigativo. “Espero que essa conquista sirva para motivar e impulsionar os nossos alunos, bem como nossos ex-alunos também. Muito obrigado por este momento e saibam que essa conquista é nossa!", comemora Eduardo.

Conheça todos os detalhes do projeto aqui

O concurso

O Concurso CBCA para Estudantes de Engenharia, realizado pelo Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), tem abrangência nacional e é direcionado para estudantes de engenharia civil, com suporte de um professor orientador. Os estudantes são desafiados a uma competição que complementa a sua formação, com uma experiência abrangente sobre concepção, projeto estrutural e esquema de montagem de um edifício de múltiplos andares em estrutura de aço ou mista de aço e concreto. O júri avalia, especialmente, o correto e apropriado uso do aço, tanto nos aspectos estruturais e estéticos, como nos aspectos construtivos de fabricação, transporte e montagem.

Saiba mais sobre o concurso aqui.

Por Diretoria de Comunicação Social

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents