Notícias

Ensino, Pesquisa e Extensão

Abertas inscrições para Mostra de Videoarte da VIII Sintegra

publicado: 20/10/2021 11h33, última modificação: 20/10/2021 16h42
Estudantes, professores, técnicos, colaboradores terceirizados e comunidade externa podem se inscrever até 21 de novembro

A comissão organizadora dos eventos culturais-artísticos da VIII Sintegra, composta pelos professores Cristiane Tolentino, José Rafael Madureira e Melissa Monteiro Guimarães, convida a comunidade acadêmica e externa da UFVJM a participar da Mostra de Videoarte, que ocorrerá no dia 3 de dezembro de 2021, a partir das 19h, durante o encerramento do evento.

Com o objetivo de estimular a produção artística-cultural, a criatividade e a formação do olhar sensível do espectador-artista, a Mostra de Videoarte da VIII Sintegra tem como tema “O que pode a arte?"

 Banner Mostra de Videoarte da VIII Sintegra

Os interessados em expor e/ou produzir um videoarte sobre o tema, devem estar atentos às seguintes orientações:

  1. A produção deve ter o mínimo de 2 minutos e o máximo de 5 minutos de duração;
  2. O videoarte deve ser enviado até o dia 21 de novembro através de formulário próprio: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeZl_eHrySPTvl1B2MN92NgDYxfLkFSvRi-mqw7ogRj-a9wJQ/viewform
  3. Diversas linguagens do campo das artes (visuais, manuais, musicais, plásticas, movimento, poesia, depoimentos, dramaturgia, coreografia, dentre outras) podem ser experimentadas na produção do videoarte;
  4. Uma sinopse do videoarte deve ser feita para mostrar as intenções artísticas do produto;
  5. Os créditos finais devem ser apresentados com os nomes e referências dos artistas envolvidos, músicas e textos utilizados.


De acordo com a professora Melissa Guimarães, a intenção é fazer da arte e do olhar artístico uma prática cotidiana, propulsora da autonomia e do respeito à diversidade. As produções participantes serão exibidas em plataforma a ser divulgada pela VIII Sintegra. Participe!

A Mostra de Videoarte é organizada pelo projeto Há Braços Poéticos, aprovado por edital Procarte e que tem registro (número 2021101022021032503) como atividade de extensão na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFVJM. A comissão organizadora dos eventos culturais-artísticos da VIII Sintegra conta com o apoio da bolsista Michely Cristina dos Passos Santos. Dúvidas ou informações podem ser esclarecidas pelo e-mail: .

 

Por Diretoria de Comunicação Social