Abertura do 3º Ciclo de Encontros Integrados do Território de Partilhas

publicado 21/10/2021 17h33, última modificação 21/10/2021 17h33
26/10/2021 from 19h00 (America/Sao_Paulo / UTC-200)
Evento on-line
Visite o site do evento

A equipe do Território de Partilhas convida a comunidade acadêmica e externa da UFVJM para a abertura do 3º Ciclo de Encontros Integrados que será realizada de forma on-line no dia 26 de outubro, às 19h, pela plataforma Google Meet. As inscrições podem ser feitas no site do evento.

O encontro de abertura receberá o professor João Valdir Souza, da Faculdade de Educação (FAE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), para quem está colocada a seguinte questão: O que pode a escola?

O 3º Ciclo de Encontros Integrados do Território de Partilhas tem como proposta rodas de prosas a partir da pergunta geradora: Como voltar para a escola? Para os organizadores, essa é uma inquietação que os atravessa como professores formadores de outros professores, mas que também está posta para os estudantes das licenciaturas, para os docentes e gestores da educação básica, para as famílias de crianças e adolescentes, e para a própria sociedade. Ao longo do semestre letivo, de outubro a fevereiro de 2022, serão realizados encontros on-line na busca por refletir sobre esse retorno, seus sentidos e desafios, ancorados nas reflexões apresentadas por Paulo Freire em textos do livro "À sombra desta mangueira”.

De acordo com a professora Rosiane Ribeiro Bechler, da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades (FIH) da UFVJM e da equipe do Território de Partilhas, “neste 3º Ciclo esperamos promover espaços de diálogo sobre o retorno à escola, considerando a realidade social do Vale do Jequitinhonha, onde nossos estudantes ingressarão futuramente como professoras e professores. Esta é, precisamente, a importância do Território de Partilhas: se configurar como um espaço de ação-reflexão e intervenção na realidade na qual transitamos como sujeitos em constante processo de ensino-aprendizagem. Vem com a gente! Nesse território sua presença faz diferença!”

Os Ciclos de Encontros Integrados do Território de Partilhas são uma ação de extensão dos Estágios Supervisionados das Licenciaturas da FIH, com registro (número 202103000055) na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFVJM.