Notícias

UFVJM recebe qualificação no Sistema RNP

publicado: 13/02/2020 17h26, última modificação: 13/02/2020 17h31
Certificado de Organização Qualificada ao Sistema RNP foi concedido pela rede nesta segunda (10)

No início desta semana (10/02), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP concedeu à Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri o certificado de Organização Qualificada ao Sistema RNP.

O Sistema RNP é responsável pelo desenvolvimento, oferta e uso de serviços e facilidades para atender às necessidades da pesquisa, educação e inovação. Ele explora tecnologias de informação e comunicação emergentes, disponibilizando uma ciberinfraestutura de recursos federados, seguros, de alta capacidade e desempenho, por meio de mecanismos de governança multi-institucional, estabelecidos pelo Programa RNP.

Através da Diretoria de Tecnologia da Informação, atendendo requisitos técnicos, foram implantados os seguintes serviços em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa sem custos para a universidade:

  • Upgrade do link de internet dos campi de Diamantina, Teófilo Otoni, Janaúba e Fazendas Experimentais.
  • Comunidade Acadêmica Federada - Cafe: corresponde à uma federação de gestão de identidade que tem o objetivo principal de facilitar a disponibilização e o acesso a serviços web. Nesta, os usuários acessam serviços web das mais diferentes origens usando o login e senha da sua própria instituição. Exemplo amplamente utilizado: Portal de Periódicos da Capes.
  • Conferência Web: leva para o ambiente web os recursos próprios de uma conferência que use vídeo e áudio combinados, além funcionalidades de interação instantânea e colaborativa como chat, bloco de notas, visualização compartilhada de imagens, arquivos ou mesmo da tela de um computador remoto.
  • fone@RNP: serviço que permite fazer chamadas telefônicas gratuitas e de modo simples para outras universidades e instituições de pesquisa.
  • eduroam: provê acesso à rede wi-fi em de 2.600 pontos de acesso no Brasil e outros milhares em cerca de 90 países utilizando os dados do login e senha institucional. O eduroam está em universidades, centros de pesquisa, aeroportos e até cafeterias. Será disponibilizado em breve em toda UFVJM.
  • ICPEdu: emissão de certificados digitais do tipo SSL nos servidores web da instituição.


“A reitoria parabeniza a equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação pelo esforço despendido nessa importante conquista para a UFVJM”, declara professor Fernando Borges, chefe de gabinete da casa.