Reitoria Informa

Reitoria cria GTs para fortalecer rede de pesquisadores intercampi da UFVJM

publicado: 14/10/2019 16h05, última modificação: 06/07/2020 17h03

A reitoria da UFVJM propôs a criação de Grupos de Trabalho (GTs) com o objetivo de fortalecer a elaboração e execução de projetos de pesquisa, inovação e desenvolvimento institucional, de forma a valorizar o potencial de cada campus da universidade.

A intenção é que os integrantes de cada grupo incentivem a participação da comunidade acadêmica em projetos e programas intercampi. O papel desses GTs é ser o multiplicador de ações focadas em pesquisa de impacto regional, empreendedorismo, parcerias entre instituições públicas e privadas, portanto eles têm o objetivo primário de potencializar as ações do Centro de Inovação Tecnológica -- Citec/UFVJM.

De acordo com o reitor Janir Alves Soares, “nesta etapa inicial, os principais eixos temáticos dos GTs envolvem agronegócio, ciência e tecnologia, meio ambiente e saúde”. Os Procuradores Federais, Gerson Leite e Wilson Ursine, participaram dos primeiros encontros que discutiram os seguintes temas: implantação de uma assessoria jurídica para orientar os professores quanto ao correto encaminhamento à Procuradoria Geral Federal (PGF) dos termos de cooperação e parceria; ampliação de convênios com fundações de apoio em razão de suas expertises; estruturação do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) na UFVJM para que, entre outras atribuições, possa gerenciar recursos financeiros; e atualização  do texto da Resolução Consu nº 12, de 23 de novembro de 2016, que disciplina o relacionamento entre a UFVJM e as fundações de apoio.

Os Grupos de Trabalhos têm a seguinte constituição:

GT - Campus Diamantina
Altamir Fernandes de Oliveira; Gustavo Henrique de Frias Castro; Gustavo Molina; Libardo Andrés González Torres; Márcio Schmiele ; Franciele Maria Pelissari Molina e Eric Gorgens.

GT – Campus Unaí
Alceu Linhares Pádua Júnior; Leandro Augusto Félix Tavares; Ezequiel Redin; Adalfredo Rocha Lobo Júnior; Paulo Fernandes Marcusso; Maurício Cezar Resende Leite Júnior; Wesley Esdras Santiago e Anderson Barbosa Evaristo.

GT – Campus Janaúba
Thiago Franchi Pereira da Silva; Karla Aparecida Guimarães Gusmão Gomes; Jáder Fernando Dias Breda; Emily Mayer de Andrade Becheleni; Leonardo Azevedo Sá Alkmin; Carlos Gabriel Pankiewicz; Amós Magalhães de Souza; Luiz Henrique Soares Barbosa; Alex Joaquim Choupina Andrade Silva e Jônatas Franco Campos da Mata.

GT – Campus do Mucuri
Alcino de Oliveira Costa Neto; Wederson Marcos Alves; Francisco Dalmo; Kellen dos Santos Evangelista; Leonel de Oliveira Pinheiro; Raquel de Souza Pompermayer; Priscila Barbosa dos Santos; Luis Ricardo Souza Corrêa; Simão Pereira da Silva e Jairo Lisboa Rodrigues.

Ainda de acordo com o reitor, “considerando-se que a formação do estudante da UFVJM deve incorporar o desenvolvimento de atitudes empreendedoras que promovam desenvolvimento regional e nacional, é política da atual gestão fortalecer Grupos de Trabalho que, por meritocracia, se destaquem nas diferentes áreas do saber, sobretudo, aqueles que praticam intercâmbio do conhecimento e da inovação com os campi da universidade”.