Reitoria Informa

Reitor agradece parlamentares pela destinação de emendas à UFVJM em 2020

publicado: 22/12/2020 10h32, última modificação: 03/11/2022 08h35
Mesmo com o país enfrentando crise de enchentes e pandemia, universidade conseguiu um recorde de emendas parlamentares - mais de R$ 4,3 milhões

O reitor da UFVJM, professor Janir Alves Soares, externa agradecimentos aos deputados e deputadas pela destinação de emendas à nossa instituição. Com esses recursos, a reitoria objetiva executar projetos relevantes para a UFVJM. O somatório conseguido pela reitoria foi da ordem de R$ 4.306.254,36, sendo R$ 1.700.000,00 advindos de emendas individuais (Figura 1) e R$ 2.606.254,36 oriundos de emenda da bancada parlamentar de Minas Gerais (Figura 2). Vários parlamentares também têm atuado em defesa da UFVJM perante diversos Ministérios do Governo Federal.

Figura 1. Deputados federais que disponibilizaram emendas parlamentares individuais em 2020 à UFVJM

Figura 2. Deputados federais e senador que disponibilizaram emenda de bancada em 2020 à UFVJM

Segundo o reitor, os valores previstos eram bem maiores, no entanto, os parlamentares prestaram apoio a diversos municípios mediante à calamidade causada pelas enchentes no início de 2020. Similarmente, o estado de calamidade pública advindo da pandemia associada ao COVID-19 alterou os planos de distribuição das emendas individuais, as quais foram destinadas, inicialmente, para a Fundação Universidade Federal de São João Del Rei (Tabela 1).

Tabela 1. Montante de recursos para a educação destinado à bancada parlamentar de Minas Gerais

Este Termo de Execução Descentralizada foi planejado para a implantação do Programa Universidade nas Comunidades e para a Reestruturação e Modernização das Instituições Federais de Ensino Superior, distribuídos através das ações 20RK, no grupo de outras despesas correntes e investimentos. É oportuno esclarecer à comunidade acadêmica que houve previsão de liberação destes recursos a partir de abril de 2020. Não obstante, os recursos da emenda de bancada inscritos no PLN 14/2020 finalizaram-se somente em 24 de novembro, através da Lei Nº 14.104. Consequentemente, o reitor, com a sua equipe de planejamento e orçamento da Pró-reitoria de Planejamento (Proplan) e com a Diretoria de Logística da Pró-reitoria de Administração (Proad) realizaram adequações e remanejamentos desses recursos discricionários. Cabe salientar que o reitor e equipe de gestão têm amparo legal para executar os recursos discricionários em conformidade às finalidades da instituição.

Também é importante esclarecer à comunidade acadêmica e à comunidade externa que esse apoio parlamentar acontece mediante à apresentação de projetos a cada parlamentar, em seu gabinete, em Brasília. Foi um trabalho hercúleo, mas como recompensa o valor obtido foi recorde para a nossa universidade e certamente será ampliado em 2021 - essa é a expectativa do reitor. Essa conquista deveu-se muito às ações da Assessoria de Assuntos Estratégicos e Institucionais executadas no interstício de agosto-dezembro de 2019, à época exercida por Ronaldo Lopes Guimarães.

“A meta da reitoria é que para 2021 consigamos recursos para investimentos em infraestrutura e obras de alta prioridade nos nossos cinco campi. O planejamento para executar tais obras iniciou-se com a ex-pró-reitora de Administração, Flaviana Dornela Verli, e continua com o atual pró-reitor, Alcino de Oliveira Costa Neto, engenheiro e professor do curso de Engenhara Civil do Campus do Mucuri. Essa ‘prateleira de projetos’ conta com a contribuição de sete estagiários do Curso de Engenharia Civil do Campus do Mucuri. Desta forma, dialogando com os diretores das Unidades Acadêmicas, vamos buscar atender demandas essenciais à melhoria da qualidade de ensino e do aprendizado, nos cinco campi da UFVJM, o que torna muito valioso esse apoio dos nossos parlamentares”, conclui o reitor.