Notícias

Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Agrícola e Ambiental obtém registro do Crea-MG

publicado: 07/02/2020 09h14, última modificação: 10/02/2020 14h34
Registro do Projeto Pedagógico do Curso foi aprovado sem restrições quanto às atividades profissionais da engenharia agrícola e da engenharia ambiental

Professores, alunos e integrantes da direção e da coordenação do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), do Campus Unaí da UFVJM, comemoram o registro do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Engenharia Agrícola e Ambiental junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG). A boa notícia foi dada no último dia 31 de janeiro pela coordenadora da Comissão de Educação e Atribuições Profissionais (Ceap/Crea-MG), engenheira civil Davina Braga.

Segundo ela, o registro foi aprovado sem restrições quanto às atribuições e atividades profissionais mencionadas nas Resoluções 256 e 447 do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), que dispõe sobre o registro profissional e competências do engenheiro agrícola e engenheiro ambiental, respectivamente, seguindo as atividades listadas na Resolução 218, também do Confea.

O processo de cadastro é bastante rigoroso e constitui requisito para que os formandos do curso obtenham o reconhecimento do título profissional. Para o vice-diretor do ICA, professor Leandro Augusto Felix Tavares, “essa é uma conquista extremamente importante para o curso de Engenharia Agrícola e Ambiental da UFVJM, pois sinaliza que a sua estrutura curricular está em total concordância com as expectativas do Crea-MG para profissionais atuantes nas duas áreas, ainda que eles possam registrar-se apenas como engenheiros agrícolas”.

Professores do ICA recebem visita da representante do Crea-MG
Integrantes do ICA recebem visita da representante do Crea-MG, Davina Braga. Na foto, Leandro Augusto Felix Tavares (vice-diretor do ICA); Hermes Soares da Rocha (coordenador do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental); Ezequiel Redin e Paulo Roberto (professores do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental) e Sérgio Macedo Silva (coordenador do curso de Agronomia) _ Foto: ICA / UFVJM

Para os estudantes egressos e atuais, o registro do PPC sem restrições quanto às atividades profissionais da engenharia agrícola e da engenharia ambiental amplia o leque de oportunidades de atuação no mercado de trabalho. Além disso, espera-se maior visibilidade e abrangência do curso na região Noroeste de Minas Gerais.

Em relação ao reconhecimento do título profissional, o professor Leandro Tavares ressalta que, desde 2017, o ICA vem participando de diversas discussões, inclusive em Brasília, para que os egressos da UFVJM possam se registrar conforme o curso, ou seja como engenheiros agrícolas e ambientais.

O Curso na UFVJM

O curso de Engenharia Agrícola e Ambiental é oferecido no Campus Unaí da UFVJM, região Noroeste de Minas Gerais, que apresenta imponente vocação para a agricultura tecnificada, bem como a industrialização dos seus produtos. Tal característica regional facilita a integração do ensino, pesquisa e extensão de forma didática e prática, permitindo ampla e robusta formação do aluno, com foco em questões de infraestrutura e tecnologia. O perfil agrícola regional possibilita também aos alunos a vivência e a inserção no mercado de trabalho, tanto no agronegócio, quanto na agricultura familiar.

O curso possui laboratórios nas áreas de concentração de Engenharia de Água e Solo, Saneamento e Poluição Ambiental, Máquinas e Mecanização Agrícola, Construções Rurais e Ambiência, e Geotecnologias Aplicadas e Agricultura de Precisão. Atualmente, tem 74 alunos regularmente matriculados, sendo que a primeira turma colou grau em agosto de 2019.

Link para mais informações: Catálogo de Cursos da UFVJM