Projeto de extensão do Campus do Mucuri recebe prêmio nacional

publicado: 03/03/2020 13h45, última modificação: 03/03/2020 16h24
A iniciativa 10envolver saneamento básico rural, coordenado pelo Grupo de Extensão e Pesquisa em Agricultura Familiar, foi destaque em programa da multinacional americana Kimberly-Clark

O projeto "10envolver saneamento básico rural", coordenado pelo Grupo de Extensão e Pesquisa em Agricultura Familiar (Gepaf), do Campus do Mucuri da UFVJM, foi uma das quatro iniciativas premiadas pelo Programa de Aceleração do Desafio Neve. Promovido pela Neve®, marca da multinacional americana Kimberly-Clark, o Desafio Neve faz parte de projeto global da Neve, o "Banheiros Mudam Vidas". A premiação foi feita no último dia 19 de fevereiro, quando foi feita a apresentação das iniciativas participantes do desafio a uma banca de executivos e profissionais do setor e o 10envolver foi um dos premiados, recebendo R$ 50 mil e mais seis meses de acompanhamento com executor técnico, oferecidos pelo Programa Desafio Neve.

O Desafio Neve contou com 87 iniciativas inscritas em todo país. Desses, dez foram selecionadas para participar do desafio, que incluiu um período de quatro meses de participação no Programa de Aceleração do Desafio, quando os projetos receberam capacitação, com apoio de mentores voluntários de diversas áreas da Kimberly-Clark, para fortalecer e estruturar seus trabalhos. Durante as etapas do programa, a equipe do Gepaf foi representada pelo coordenador do grupo, Ricardo Corrêa, e a integrante Priscila Barbosa.

Jéssica Steinhoff, mentora da Kimberly-Clark; Priscila Barbosa e Ricardo Corrêa, do GEPAF/UFVJM - Foto: Divulgação 10envolver

De acordo com Priscila, o "10envolver" faz parte do conjunto de projetos de extensão universitária desenvolvidos pelo Gepaf e tem como principal objetivo promover o empoderamento e melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares do Vale do Mucuri. “A iniciativa realiza, desde 2016, ações voltadas à disseminação de tecnologias sociais de saneamento básico rural, ao fomento de políticas públicas e à promoção de educação ambiental relacionada ao saneamento básico”, explica Priscila.

Segundo o coordenador do 10envolver, Ricardo, desde 2016, entre as atividades realizadas pelo projeto estão: construção e monitoramento de 22 fossas sépticas biodigestoras (FSB); realização de diversas oficinas de educação ambiental e reuniões de articulação com parceiros locais em 9 municípios do Vale do Mucuri; e atuação junto ao comitê de bacia hidrográfica e a conselhos municipais relacionados à temática.

"Para o ano de 2020, temos a previsão de realizar novas oficinas de construção de FSB, fomentar a implementação de programas municipais de formação de agentes locais em saneamento básico rural, promover a formação de jovens e mulheres e produzir material impresso e audiovisual de forma a disseminar a FSB e conteúdos educativos sobre saúde e saneamento básico rural", destaca Ricardo.

Gepaf

O Grupo de Extensão e Pesquisa em Agricultura Familiar (Gepaf) atua desde 2008 em ações voltadas à promoção da agricultura ecológica, apoio a processos de autossustentabilidade das populações rurais e subsídio para implementação de políticas públicas no território dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. O grupo conta com equipe interdisciplinar e suas principais linhas de atuação são: Agroecologia, Recursos Hídricos, Politicas Públicas de Desenvolvimento Rural Sustentável, Economia Popular Solidária, Educação do Campo e Participação Popular.

O Gepaf desenvolve projetos de pesquisa e extensão, por meio de parcerias com diversas organizações públicas, da sociedade civil e entidades privadas, destacando-se a parceria do Movimento Pró-Rio Todos os Santos e Mucuri na coordenação das ações da"10envolver".

Iniciativas premiadas no Desafio Neve: Taboa Engenharia; Homebiogás; Biosaneamento; 10envolver - Foto: Divulgação Ciclovivo

Desafio Neve – Projeto Banheiros Mudam Vidas

De acordo com o site do Desafio Neve, quase metade da população brasileira não possui saneamento completo. Mais de quatro milhões de brasileiros não têm acesso a banheiro e mais de 96 milhões de brasileiros não têm acesso à coleta e tratamento de esgoto. Por isso, a marca Neve está participando de programas que buscam levar soluções relevantes para as mais diversas comunidades brasileiras, como o Banheiros Mudam Vidas – o Desafio, um programa que apoia iniciativas que objetivam transformar esse cenário. E você também pode fazer parte disso.

Saiba mais sobre o Desafio e o projeto Banheiro Mudam Vidas aqui.

Premiação tem destaque em imprensa especializada

O resultado do Desafio Neve, abordando o tema saneamento básico, foi divulgado pela Revista Forbes Brasil. Confira: https://forbes.com.br/colunas/2020/02/contadores-enfrentam-desafios-na-transformacao-digital/