Proace divulga nota à comunidade

publicado: 23/03/2020 19h55, última modificação: 23/03/2020 21h02
Pró-Reitor esclarece sobre pagamento de auxílio e providências para evitar contágio dos estudantes da moradia estudantil

Nota à comunidade acadêmica

A UFVJM, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Proace), esclarece que o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), executado no âmbito do Ministério da Educação (MEC), tem como finalidade ampliar as condições de permanência dos estudantes na educação superior pública federal. É de suma importância explicitarmos que o referido programa busca minimizar os efeitos das desigualdades sociais e regionais na permanência e conclusão da educação superior, reduzindo as taxas de retenção e evasão, contribuindo para a promoção da inclusão social pela educação.

Desse modo a Proace, comprometida com o bem-estar dos discentes, em consonância com as orientações da Reitoria, esclarece que, em razão do estado de calamidade pública vivenciado pela pandemia do coronavírus (Covid-19), trabalhou no sentido de conceder o benefício financeiro aos estudantes classificados para o recebimento do Auxílio-Manutenção nos Editais de 2019/2 em todos os campi da UFVJM. O benefício será creditado em duas parcelas (pagas em remessa única) referentes aos meses de março e abril, totalizando o valor de R$ 400. Ressalta-se que o auxílio tem caráter emergencial e será pago até o dia 10 de abril de 2020.

A medida excepcional objetiva colaborar com os alunos no custeio de despesas como alimentação e deslocamentos.

Outras informações aos alunos classificados serão encaminhadas pelo e-mail cadastrado no e-Campus em momentos oportunos. Aqueles que quiserem esclarecer suas dúvidas sobre os pagamentos, gentileza fazer contato pelo e-mail: .

Além disso, a Proace compareceu na Moradia Estudantil Universitária (MEU) e repassou informações aos estudantes sobre a gravidade da situação, o contágio da doença, formas de prevenção e necessidade de distanciamento para reduzir o impacto da doença. A orientação foi então conduzida no sentido de que os estudantes deixassem a MEU e retornassem para suas casas com as devidas medidas de biossegurança, auxiliando suas famílias até o momento de retornar às atividades. Os que não tiveram condições de retornar foram orientados a apresentarem justificativas para que a Proace pudesse analisar as demandas caso a caso e buscar alternativas para resolução. Uma delas foi realizada no dia de hoje, 23/3/2020, com a liberação de cinco rotas de destino às casas dos estudantes.

Em razão de altas demandas, reuniões e análise de casos específicos, a comunicação pode ter sido comprometida em algum momento. Sendo assim, reiteramos o pedido de desculpas e seguimos alinhados a uma gestão que trabalha arduamente para zelar pela vida e segurança da comunidade acadêmica e seus familiares.

Neste momento precisamos unir forças e combater a propagação do coronavírus (Covid-19) e, para isso, contamos com a colaboração de todos, inclusive com sugestões propositivas.

Fiquem atentos aos nossos canais de comunicação para que possamos mantê-los constantemente atualizados: http://www.ufvjm.edu.br/proace/estruturaecontatos.html.

Altamir Fernandes de Oliveira

Pró-Reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis