Reitoria Informa

Pró-Reitoria de Graduação realiza primeira reunião ampliada para debater política de ensino da UFVJM

publicado: 25/06/2020 11h53, última modificação: 06/07/2020 18h24

Reestruturação Administrativa e Funcional da Pró-Reitoria de Graduação foi a pauta da primeira reunião ampliada com todos os gestores da Prograd, realizada nesta instituição. Esse primeiro encontro foi por webconferência e ocorreu no último dia 22, do qual participaram gestores dos campi da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) em Diamantina, Janaúba, Teófilo Otoni e Unaí.

Considerando como marco legal referencial o regimento interno da Prograd, constante da Resolução nº. 19 do Conselho Universitário (Consu), de 5 de novembro de 2010, ou seja, que em dez anos muitas coisas aconteceram, mudanças tornam-se necessárias para o acompanhamento no que tange à evolução do ensino superior.

"Levando-se em conta que a Prograd é o órgão responsável pela política de ensino e pela supervisão e acompanhamento dos cursos de graduação oferecidos pela UFVJM, ao analisarmos os indicadores acadêmicos referentes à matrícula, retenção, evasão e taxa de diplomação, constatamos premente necessidade de um enfrentamento planejado envolvendo todos os atores, a começar pelos gestores e pelo olhar crítico do pessoal especializado no assunto, os técnicos em assuntos educacionais e pedagógicos".

Os principais temas abordados foram:

1. Formação pedagógica permanente;
  2. Acompanhamento permanente do ensino/aprendizado discente;
  3. Melhor aproveitamento do pessoal técnico especializado no tocante ao quadro de técnicos em assuntos educacionais e pedagógicos da UFVJM;
  4. Investimento na divulgação dos nossos cursos e;
  5. Provimento de melhor apoio ao Procurador Educacional Institucional.

Inicialmente, as estratégias trazidas consistiram em:

1. Sistematização dos procedimentos administrativos da instituição, através da Diretoria de Tecnologia da Informação;
  2. Inclusão da tecnologia digital no ensino superior, mediante maior integração da DEAD e Prograd e investimento nos ambientes virtuais de aprendizagem;
  3. Atualização e aplicação do Instrumento de Avaliação do Ensino – IAE;
  4. Reorganização quanto ao apoio dos técnicos em assuntos educacionais e pedagógicos em prol dos cursos, mediante maior integração Prograd, coordenadores dos cursos e Núcleo Docente Estruturante;
  5. Otimização da gestão dos espaços das salas de aula e distribuição do cronograma de aulas.

“A reunião foi extremamente produtiva, uma vez que contou com falas propositivas e acolhedoras dessa iniciativa. No próximo encontro, ideias e sugestões serão apresentadas no sentido de enriquecer com conteúdos a construção de uma nova política de ensino em nossa universidade, na perspectiva dos gestores da Pró-Reitoria de Graduação. Em seguida, o assunto se estenderá sob a forma de debate junto à comunidade acadêmica, com a participação de expertise de outras instituições de ensino, de maneira que nossos colegiados possam receber propostas melhor fundamentadas para o devido debate e deliberação”, conclui o reitor Janir Alves Soares.