Primeiro dia do webinário sobre ensino remoto emergencial reúne mais de 150 participantes

publicado: 25/06/2020 20h00, última modificação: 26/06/2020 10h01
Representantes da comunidade acadêmica discutem perspectivas e desafios da UFVJM

Foi realizado hoje o primeiro dia do 2º webinário “Mediações Tecnológicas para o Ensino Remoto Emergencial: perspectivas e desafios na UFVJM”. Mais de 150 pessoas, principalmente membros da comunidade acadêmica, participaram das discussões encabeçadas pelo reitor Janir Alves Soares e organizadas pela diretora da Diretoria de Educação Aberta e a Distância (Dead), professora Mara Ramalho. Estiveram presentes também na mesa-redonda as pró-reitoras de Graduação, Orlanda Miranda Santos, e de Assuntos Comunitários e Estudantis, Jussara de Fátima Barbosa Fonseca. A mediação foi feita pela jornalista da Diretoria de Comunicação Social (Dicom) Léa Sá Fortes e, após as apresentações, foi aberta a realização de perguntas dos participantes.

O foco das discussões foi o planejamento institucional da UFVJM que envolve a organização pedagógica, administrativa e tecnológica para apoiar o desenvolvimento das atividades de ensino remoto emergencial, diante do novo cenário causado pela pandemia da Covid-19. Para o reitor da universidade, professor Janir Alves Soares, trata-se de uma oportunidade para se olhar melhor para a realidade da UFVJM. “A situação pandêmica mostra que devemos discutir os desafios durante e pós-Covid. Existe uma necessidade urgente de implantação das tecnologias da informação e da comunicação nos cursos de graduação e não estávamos preparados para isso. Mas diversos setores estão trabalhando muito para buscar soluções. Falar do ensino presencial é imprevisível, o momento é de estudar estratégias para o ensino remoto. E iremos fazer isso com a realização de discussões envolvendo toda a comunidade acadêmica para a tomada da decisão adequada”, analisa o reitor.

Desafio para todos

Em sua apresentação, a pró-reitora de Graduação, Orlanda Miranda Santos, destacou o uso das tecnologias como um desafio para todos e a diferença entre ensino remoto e ensino a distância, embora ambos usem tecnologia digital. “Atendendo uma situação de emergência no ensino, a proposta é trabalhar o ensino remoto, que usa tecnologias educacionais e diferentes plataformas, recursos e práticas inovadoras para auxiliar o trabalho do professor”, explica. A pró-reitora mostrou também que a UFVJM está seguindo o caminho das demais instituições federais de ensino superior. Segundo ela, 53,1% das IFES não ofereciam o ensino remoto até 4 de junho e, das que estão oferecendo, a maior parte é de aulas de pós-graduação. Além disso, 90% estão realizando consultas com a comunidade acadêmica para discutir o novo cenário.

A professora Orlanda falou ainda sobre o levantamento da Análise SWOT, com os pontos fortes, oportunidades, fragilidades e ameaças em função da pandemia para a tomada de decisões em conjunto, e deixou claro que não se pretende transformar os planos de ensino presencial em ensino a distância.

Recursos para inclusão digital

A pró-reitora de Assuntos Comunitários e Estudantis, professora Jussara de Fátima Barbosa Fonseca, explicou aos participantes que estão sendo realizados estudos para viabilizar o acesso dos estudantes em vulnerabilidade social ao ensino remoto. “O Decreto 7.234, que dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), prevê incentivos para a inclusão digital para estudantes beneficiados pelo programa. Com isso, temos a expectativa de prover as condições de ensino em igualdade de oportunidades a todos os 1.438 alunos inscritos no programa. Através de parcerias e de recursos do PNAES, estamos estudando a possibilidade de empréstimos ou aquisição de computadores e de acesso à internet a todos”, completa a pró-reitora.

Plano de trabalho

Encerrando as apresentações, a professora Mara Ramalho, diretora da Diretoria de Educação Aberta e a Distância, falou sobre a organização de um plano de trabalho para o planejamento das ações de ensino remoto, com bases pactuadas com todos os setores da universidade. “O plano de trabalho já está em execução e vai contar com o apoio de uma equipe multidisciplinar composta por profissionais de diferentes áreas de formação para atuação em todos os campi da UFVJM. A Dead tem compartilhado os seus recursos disponíveis para a implantação do ensino remoto nos cursos de graduação da UFVJM, ofertados na modalidade presencial de ensino”, conclui a diretora.

Continuação do webnário

Lembramos a todos que o 2º webinário “Mediações Tecnológicas para o Ensino Remoto Emergencial: perspectivas e desafios na UFVJM” continua na sexta-feira, 26 de junho, e toda a comunidade está convidada a participar. O evento vai contar com tradução para Língua Brasileira de Sinais (Libras). Confira a programação:

26/6/2020 – Sexta-Feira

Horário: 9h

Participantes: Reitoria, Diretoria de Tecnologia da Informação e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura

Link: meet.google.com/wmp-omvb-cis