Plano Estratégico Institucional da UFVJM começa a ser elaborado

publicado: 23/10/2020 10h00, última modificação: 23/10/2020 10h01
Comissão do Plano Estratégico Institucional é criada pela Reitoria para dar início ao trabalho

Com o objetivo de apresentar à sociedade os objetivos, metas e ações estratégicas da instituição para os próximos 5 anos e atender às exigências legais do governo federal, a UFVJM começa a preparar a elaboração do Plano Estratégico Institucional 2021-2025. Para a realização desse trabalho, a Reitoria criou a Comissão do Plano Estratégico Institucional, que deve elaborar o documento e apresentá-lo ao Comitê de Governança, Integridade, Riscos e Controles para aprovação.

“A universidade precisa adequar-se em relação às práticas de governança, bem como tornar públicos os seus documentos e diretrizes. Com base na legislação, a comissão deve elaborar o planejamento estratégico, apresentando o que é a organização e qual o seu papel, como estamos atualmente e como queremos estar no futuro, o que vai embasar a redação do Plano Estratégico. Lembrando que ele deve complementar o nosso Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)”, afirma o reitor da UFVJM, professor Janir Alves Soares.

O processo de elaboração do Plano Estratégico Institucional segue as diretrizes da Instrução Normativa 24, de 18 de março de 2020, que abrange todos os órgãos e entidades da administração pública federal integrantes do Sistema de Organização e Inovação Institucional do Governo Federal (Siorg).

“O documento deve pautar-se também no Plano Plurianual (PPA) 2020-2023 da União, instituído pela Lei n° 13.971, de 27 de dezembro de 2019, além de trazer a cadeia de valor, a missão, a visão, os valores, os objetivos, os indicadores, as metas e os projetos estratégicos da instituição, pensando na efetividade dos resultados e na eficiência da gestão dos recursos”, explica o diretor de Planejamento Institucional da Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (Proplan), João Paulo dos Santos, que é presidente da comissão e do Comitê Assessor de Governança, Integridade, Riscos e Controles da UFVJM.

Formação e atribuições da comissão e do comitê

Seguindo a IN 24, a reitoria da UFVJM criou a Comissão do Plano Estratégico Institucional, composta por representantes de todas as pró-reitorias, além da Assessoria de Assuntos Estratégicos e Institucionais (AAEI), com a função de redigir o Plano Estratégico Institucional 2021-2025 a partir da definição do planejamento estratégico e de consultas aos colegiados e conselhos superiores da UFVJM.

Já o Comitê de Governança, Integridade, Riscos e Controles é formado pela alta gestão da universidade: reitoria, vice-reitoria, todos os pró-reitores, diretores de Planejamento Institucional (DPI), Tecnologia da Informação (DTI) e Comunicação Social (Dicom). De acordo com a IN 24, é responsabilidade do comitê realizar a aprovação, o monitoramento trimestral, a revisão anual e a atualização, conforme necessidade, do Plano Estratégico Institucional 2021-2025.

Webinário e consultas aos colegiados e conselhos superiores

Para apoiar a comissão na redação do Plano Estratégico e explicar à comunidade acadêmica em geral o que é e para que serve o documento, será realizado em breve um webinário com participação de representante de uma universidade federal que já esteja desenvolvendo o trabalho.

Após o evento, a comissão vai elaborar e apresentar uma primeira proposta para discussão nos colegiados e nos conselhos superiores da UFVJM. A partir das sugestões coletadas, a comissão vai redigir o Plano Estratégico Institucional 2021-2025 e enviá-lo para aprovação do comitê. Depois de aprovado, ele será publicado nos portais da UFVJM e do Ministério da Economia.

“A universidade tem até o dia 27 de dezembro para publicar o Plano Estratégico Institucional 2021-2025. Esperamos construir um documento que faça conexão com os demais planos para que possamos desenvolver um bom planejamento institucional, sendo efetivos e eficientes nas ações estratégicas”, finaliza o reitor Janir Alves Soares.