Palestra "Luz pra quê?"

(America/Sao_Paulo / UTC-200)
Evento on-line
Visite o site do evento

O curso de Engenharia Física da UFVJM no Campus Janaúba realiza hoje, logo mais, às 19h, a palestra "Luz pra quê?", ministrada por Ingrid D. Barcelos, pesquisadora do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, Laboratório Nacional Luz Síncrotron, integrante do projeto Sirius,  a nova fonte de luz síncrotron brasileira, que pretende ser a maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no país e uma das primeiras fontes de luz síncrotron de 4ª geração do mundo.

O Sirius está planejado para colocar o Brasil na liderança mundial de produção de luz síncrotron e foi projetada para ter o maior brilho dentre todos os equipamentos na sua classe de energia.

As fontes de luz síncrotron constituem o exemplo mais sofisticado de infraestrutura de pesquisa aberta e multidisciplinar e é uma ferramenta-chave para a resolução de questões importantes para as comunidades acadêmica e industrial brasileiras. A versatilidade de uma fonte de luz síncrotron permite o desenvolvimento de pesquisas em áreas estratégicas, como energia, alimentação, meio ambiente, saúde, defesa e vários outros.

Não perca! Mais informações na palestra de hoje, que será transmitida pelo canal do YouTube no link: bit.ly/EngFisicaUFVJM.

Cartaz com o ícone do Instagram da Engenharia Física da UFVJM, em Janaúba, seguido da logo do curso, ambos à esquerda, no topo. À direita, o nome da pesquisadora: Ingrid D. Barcelos, com os dizeres logo abaixo: 'pesquisadora na linha imbuia'. Mais abaixo o título do evento: 'Luz pra que' seguido de sua data de realização, dia 28/10/2020 às 19h. Em todo o lado esquerdo e parte do centro do cartaz se encontra a foto da pesquisadora, e à direita o seguinte texto: 'Pesquisadora na linha de Nanoespectroscopia de Infravermelho do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS). Atua na área experimental de Física da Matéria Condensada, com ênfase em óptica, Nano-espectroscopia de Infravermelho Síncrotron, óptica de campo próximo e efeitos de polaritons em materiais bidimensionais. Possui graduação em Física pela UFMG: licenciatura (2008) e bacharelado (2009), mestrado (2011) e doutorado (2015) em Física pela mesma instituição, com doutorado sanduíche no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais. Realizou pós-doutorado pela UFMG com ênfase em óptica no estudo de acoplamento luz-matéria em sistemas éxcitons-plasmons, com tempo de trabalho no Advanced Photonics Lab, no CNRNANOTEC Institute of Nanotecnology (Italy) em colaboração com o prof. Daniele Sanvito. Tem interesse em estudos relacionados à propriedades vibracionais de materiais na nanoescala.'. Abaixo deste texto, o link para o evento: 'http://bit.ly/EngFisicaUFVJM'.