Livro 'Os Vales que Educam' é lançado para comemorar os 10 anos do curso Licenciatura em Educação do Campo

publicado: 14/12/2020 15h30, última modificação: 14/12/2020 16h23
Organizado por professores do curso, obra online já pode ser acessada gratuitamente

Os Vales que Educam: 10 anos de alternâncias, autonomia e diálogos na Educação do Campo. Este é o título do livro lançado, no último dia 30 de novembro, em comemoração aos 10 anos do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEC) na UFVJM. A obra foi organizada pelos professores do curso Anielli Fabíula Gaviolli Lemes, Carlos Henrique Silva de Castro, Clebson Souza de Almeida e Ofélia Ortega Fraile. O livro já está disponível em sua versão online, gratuitamente, e também poderá ser comprado na versão impressa, a partir da próxima semana, aqui.

No prefácio do livro, a professora associada da Universidade de Brasília (UnB), Mônica Molina, destaca que “Com seus artigos, temos um passaporte que nos põe em contato com a população camponesa do Vale do Jequitinhonha, Vale do Mucuri, Rio Doce, Norte e Nordeste de Minas Gerais”. E a professora ainda descreve que “os relatos que encontramos nos artigos que o compõem são um verdadeiro presente para a Educação do Campo. Tem o poder de enchermos de esperança, ao nos mostrar como é possível transformarmos a universidade por dentro, pintá-la de povo, de negros, de índios, de geraizeiros, de ‘filhos de trabalhadores rurais, pequenos agricultores, campesinos, quilombolas, apanhadores de flores e lavradores...’.

O livro conta com a apresentação dos egressos do curso, Ângela Rita Teixeira e Edivaldo Ferreira Lopes, que afirmam que “Todos os capítulos que compõem a obra trazem relevantes contribuições para conhecer e/ou ampliar a compreensão sobre a Educação do Campo, principalmente na UFVJM. A obra articula reflexões enriquecedoras sobre a luta, a trajetória e ações afirmativas específicas do contexto da Educação do Campo, principalmente da LEC”. O livro está organizado em dez capítulos.

Capa do livro Os Vales que Educam: 10 anos de alternâncias, autonomia e diálogos na Educação do Campo

Saiba mais sobre o curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEC) aqui.