Curso de Geografia da UFVJM garante nota máxima no ranking do Guia da Faculdade

publicado: 28/10/2020 15h29, última modificação: 28/10/2020 15h53
Mais 25 cursos são classificados com notas 4 e 3

Em ranking do Guia da Faculdade 2020, fruto da parceria entre a Quero Educação e o jornal O Estado de São Paulo, 25 cursos de graduação da UFVJM foram avaliados e um deles, Geografia, obteve nota máxima, 5, e 24 obtiveram notas 4 e 3. Essa foi a segunda edição da avaliação de cursos superiores feita pelo Guia da Faculdade, que utilizou uma metodologia conhecida como "avaliação por pares" para analisar a qualidade de mais de 14 mil cursos superiores em todo o Brasil. Nesse processo, a equipe do guia atua como um instituto de pesquisa, colhendo a opinião de milhares de professores que atuam no Ensino Superior.

Todas as instituições de ensino superior cadastradas no Ministério da Educação (universidades, centros universitários, faculdades e institutos) são convidadas a fazer parte do Guia da Faculdade. As instituições, por meio de seus colaboradores, cadastram pela primeira vez ou atualizam as informações de divulgação, de contato e sobre seus cursos. Com base nessas informações a equipe do Guia indica quais serão os cursos que participarão do processo avaliativo.

Para serem analisados em 2020, eles precisaram atender aos seguintes critérios: Ter a titulação de Bacharelado ou Licenciatura; Ter ao menos uma primeira turma com alunos já formados (até o final do ano de 2019); Ter ao menos uma turma em andamento.

O Guia da Faculdade seleciona os cursos de acordo com as cidades onde eles são oferecidos. Se a mesma instituição de ensino oferece o curso de Administração em várias cidades, por exemplo, cada um deles recebe uma nota específica. A única exceção é no caso de diferentes ofertas de um mesmo curso dentro da mesma cidade. Nessas situações, apenas o curso mais antigo da instituição naquela cidade será avaliado.

A partir de abril deste ano, o coordenador de cada curso que foi avaliado recebeu um questionário no qual pôde apresentar as principais características da sua graduação, com foco em três aspectos: Corpo docente: perfil dos professores vinculados ao curso e dados quantitativos; Projeto didático-pedagógico: características da proposta de ensino do curso; Infraestrutura: características sobre o espaço físico, materiais e equipamentos oferecidos. Esse questionário serviu de base para os avaliadores emitirem suas notas para os cursos.

Em 2020, foram contactados mais de 9.200 coordenadores e professores do Ensino Superior que se cadastraram, voluntariamente, para atuar como avaliadores do Guia da Faculdade. Esses docentes foram acionados para dar notas aos cursos das suas áreas de formação e de instituições, prioritariamente, localizadas na mesma região do país na qual atuam. Eles são convidados a dar três notas (de 1 a 5) para cada curso: - qualidade do corpo docente; - qualidade do projeto pedagógico; - qualidade da infraestrutura.

Cada curso é distribuído para a análise de seis professores e, caso um ou mais deles declare sua impossibilidade de avaliá-lo, o curso é encaminhado a um novo docente disponível para completar o quadro de seis pareceristas. Caso o curso não tenha sido avaliado em 2019, o resultado dele é totalmente baseado na nota de 2020. Ao final da avaliação, portanto, os cursos são apresentados de acordo com os seguintes conceitos de qualidade: 5 estrelas (excelente); 4 estrelas (muito bom); 3 estrelas (bom), ou não-estrelado.

LISTA DOS CURSOS ESTRELADOS

Administração (Bacharelado) - Teófilo Otoni - 3 Estrelas